Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  04.03.15

Artefatos de borracha


IPT e Sindibor firmam convênio que viabilizará suporte tecnológico a micro e pequenas empresas no estado de S.Paulo


O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e o Sindicato das Indústrias de Artefatos de Borracha e da Reforma de Pneus no Estado de São Paulo (Sindibor) assinaram na segunda-feira, 2 de março, um convênio a fim de ampliar a atuação do Projeto Unidades Móveis (Prumo) em micro e pequenas empresas do setor da borracha no estado, visando aumentar a competitividade das empresas do ramo.

Segundo Mari Katayama, responsável pelo Núcleo de Atendimento Tecnológico à Micro e Pequena Empresa do IPT, outro objetivo do convênio é aumentar a capilaridade do IPT por meio da divulgação do programa às empresas do ramo. “Haverá uma forma organizada de atender a essas empresas e elas terão prioridade de atendimento, se indicadas pelo sindicato”, explicou a pesquisadora. Katayama também ressaltou que elas estarão dentro de programas de avaliação de aumento da competitividade no setor, a fim de analisar a eficiência dos atendimentos.

Aumentar a capilaridade do IPT pela divulgação do programa às empresas do ramo é um dos objetivos do convênio - na foto, da dir. para esq, Carlos Padovezi, Mari Katayama e o químico Douglas Martins da Silva, do núcleo do IPT
 
Para Edgar Solano Marreiros, presidente do Sindibor, o acordo é uma oportunidade de acelerar os processos de análise e testes que demandam as empresas, dinâmica essencial no ramo da borracha. “As vantagens estão em levar tecnologias e conhecimentos modernos às micro e às pequenas empresas, dar suporte para que essas empresas sobrevivam no cenário atual”, explicou ele.

"Temos o programa, recursos federais e estaduais para apoio tecnológico à micro-empresa, e temos uma capacidade de atendimento. Quanto mais convênios com os diversos setores fizermos, mais facilidade teremos de alcançar indústrias que não alcançaríamos sem a divulgação”, afirmou Carlos Daher Padovezi, diretor de Operações e Negócios do IPT.

Como primeiro fruto do convênio o IPT fará, no dia 5 de março, uma apresentação de solução de problemas tecnológicos e de gestão para micro e pequenas empresas no Encontro Regional das Indústrias de Artefatos de Borracha e da Reforma de Pneus do Grande ABC, promovido pelo Sindibor. O evento é gratuito e será realizado no CIESP Diadema, na Grande São Paulo.