Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  27.03.15

Poluio sonora


Equipe técnica do IPT participa da segunda conferência sobre ruído, vibração e perturbação sonora na cidade de São Paulo


A segunda Conferência Municipal sobre Ruído, Vibração e Perturbação Sonora será realizada na Câmara Municipal de São Paulo no período de 27 a 29 de abril. O objetivo da conferência é discutir o quadro atual da poluição sonora na cidade de São Paulo e possíveis medidas para solução e mitigação, sensibilizando a população com experiências bem-sucedidas em outras cidades. O público-alvo é a população em geral, autoridades, representantes do meio acadêmico, entidades da sociedade civil, entidades de classe, setores empresarial e profissional.

Diretor do Centro Tecnológico do Ambiente Construído do IPT, Fúlvio Vittorino, na primeira edição do evento em abril de 2014. Crédito foto: Câmara Municipal de São Paulo
 
O evento conta com o apoio técnico do IPT e é uma realização conjunta entre a Câmara Municipal de São Paulo, o gabinete do vereador Andrea Matarazzo e a Associação Brasileira para a Qualidade Acústica (ProAcústica). A data do encerramento este ano irá coincidir com a celebração do Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído (INAD, na sigla em inglês).

Segundo o presidente da ProAcústica, Davi Akkerman, e o vereador Matarazzo, a iniciativa é suprapartidária e contará com autoridades estaduais e municipais, além de especialistas sobre o tema. A conferência irá promover discussões sobre o quadro atual da poluição sonora na cidade de São Paulo com enfoque nos incômodos diários gerados por fontes diversas e suas possíveis medidas de solução e mitigação. Para tanto, serão abordados temas como a nova Lei de Uso e Ocupação do Solo (em elaboração); a falta de legislação e fiscalização eficazes para enfrentar a perturbação sonora; e novas tecnologias para gestão da poluição sonora a exemplo da implantação de redes de monitoramento do ruído urbano e elaboração do mapa do ruído da cidade.

Mais informações sobre a conferência e a programação estão disponíveis no site do evento.