Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  02.12.09

Reciclagem de resduos


IPT realiza evento sobre uso de resíduos de construção e demolição entre 2 e 4 de dezembro


A quantidade de resíduos gerada em todo o mundo é maior do que a quantidade de bens consumidos. A crescente escassez de matérias-primas, combinada com o aumento de custos e as restrições ambientais para a disposição, estão levando a um incremento dos negócios de reciclagem.

A indústria de construção é responsável por mais de 40% do total da extração de materiais. Resíduos de construção e demolição (RCD) respondem por cerca de 50% do total de resíduos urbanos, cuja destinação final é tanto uma necessidade como uma oportunidade.
Desenvolvimento de produtos e gerenciamento de resíduos fazem parte da programação do evento
 

Para discutir os novos caminhos e as soluções para esse problema, o IPT será o palco da Segunda Conferência Internacional da RILEM: Progresso da Reciclagem no Ambiente Construído, que será realizada entre os dias 2 e 4 de dezembro no Anfiteatro do Prédio 39. O foco do evento será o uso de RCD na construção civil, com a presença de palestrantes internacionais atuantes na área, para a discussão de temas como gerenciamento de resíduos, desenvolvimento de produtos, processos de reciclagem, performance e durabilidade, análise do ciclo de vida e controle de qualidade de produtos e processos.

O evento será fechado na sexta-feira pelo pesquisador do Laboratório de Materiais de Construção Civil do IPT, Sergio Angulo, que fará uma apresentação com o tema “Variabilidade dos Agregados Reciclados e suas Implicações no Desenvolvimento de Produtos”.

Mais informações estão disponíveis no site do evento, www.recycle2009.org