Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  22.04.15

Combusto industrial


IPT oferece curso que promove queima eficiente de combustíveis industriais e concorre para sustentabilidade


O Laboratório de Energia Térmica do Instituto de Pesquisas Tecnológicas promoverá de 3 a 7 de agosto a 29ª edição de seu curso de combustão industrial. Serão abordados 11 temas como estequiometria das reações de combustão, poluição atmosférica & legislação ambiental e fluidodinâmica computacional (CFD) aplicada à combustão.

O objetivo do curso é transmitir os conceitos fundamentais de combustão industrial, e a experiência adquirida pelos pesquisadores do IPT e especialistas na área, aos técnicos do setor industrial. Após a conclusão da parte teórica, haverá uma visita ao laboratório. “Hoje, a queima adequada de combustíveis industriais é fator de maior eficiência, ganhos ambientais e de produtividade em diversos setores da produção.
Curso foi desenvolvido para profissionais de formação superior envolvidos em atividades de projeto, desenvolvimento, operação, gerenciamento e análise de equipamentos de combustão
 
Sua implantação exige concepções inovadoras que concorram para uma atividade econômica mais sustentável”, afirma o coordenador do curso e engenheiro químico, Renato Vergnhanini Filho. Segundo ele, o conhecimento compartilhado a cada curso contribui para a ampliação da competência tecnológica do País, consolidando uma oportunidade iniciada e aperfeiçoada desde 1986.

Com 35 vagas abertas, o curso ocorrerá das 8h30 às 18h no campus do IPT. Para se inscrever, os interessados deverão pagar a taxa de R$ 4,6 mil que inclui o material didático, com aplicativo desenvolvido pelo laboratório, almoço no local, coffee break e transporte do IPT aos hotéis indicados.

O curso foi desenvolvido para profissionais de formação superior envolvidos em atividades de projeto, desenvolvimento, operação, gerenciamento e análise de equipamentos de combustão. Entre os palestrantes estão o responsável pelo Laboratório de Energia Térmica, Gerhard Ett, e os engenheiros mecânicos Fausto Furnari, Francisco Domingues Alves de Souza e Guilherme Araujo Lima da Silva, entre outros.

Mais informações sobre o curso estão disponíveis neste link, pelo telefone (11) 3767-4226 ou pelo e-mail cursos@ipt.br.