Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  07.12.09

Setor metroferrovirio em alta


IPT participa da Feira Negócios nos Trilhos em parceria com o Instituto de Ensaios Não-Destrutivos da Fraunhofer


O IPT deu mais um passo na sua aproximação com o Fraunhofer em uma participação conjunta com uma de suas unidades, o Instituto de Ensaios Não-Destrutivos (IZFP), na feira Negócios nos Trilhos, realizada entre 10 e 12 de novembro. A importância da divulgação das atividades do IPT no evento reside na possível expansão da demanda de serviços em função dos investimentos no projeto do trem de alta velocidade (TAV) e nas ampliações das linhas de metrô em capitais como São Paulo, Brasília, Salvador, Belo Horizonte e Fortaleza. A previsão é que o TAV absorva investimentos da ordem de R$ 34,6 bilhões.

Segundo Osvaldo Katano, responsável pelo Laboratório de Equipamentos Mecânicos e Estruturas (LEME), o projeto prevê transferência de tecnologia. “O consórcio vencedor terá que trabalhar sob esta premissa e o IPT será um dos braços técnicos desta transferência. Precisamos estar preparados para este desafio, pois esse será um desenvolvimento diferente do que já estamos habituados para o transporte de cargas e de passageiros”, explica ele. “A feira serviu como uma oportunidade para divulgação de nossos serviços e de conhecimento pelos pesquisadores das novidades nos mercados nacional e internacional, sob este novo cenário”.

O convite para a participação do IPT na feira está ligado ao interesse do IZFP em estabelecer uma parceria na área de ensaios não-destrutivos no projeto do TAV. O instituto alemão desenvolve métodos de ensaios para rodas, rodeiros ferroviários e eixos para trens de alta velocidade. Segundo Katano, os pesquisadores alemães trabalham com foco em tecnologia de ponta no segmento de transporte de passageiros, que é o principal mercado na Europa.