Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  24.06.15

Movimento pela inovao


Iniciativa quer aproximar pesquisadores, startups e PMEs das instituições de fomento para impulsionar investimentos


Fonte: Desenvolve SP – Agência de Desenvolvimento Paulista, com informações do IPT

O Governo de São Paulo está lançando o Movimento pela Inovação. A iniciativa, que é conduzida pela Desenvolve SP – Agência de Desenvolvimento Paulista, quer aproximar pesquisadores, startups e empresas das instituições de fomento com o objetivo de impulsionar os investimentos em inovação no Estado. A ação conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Centro Paula Souza, Sebrae-SP, Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e também de fundos de investimento e parques tecnológicos.

O movimento consiste em reunir periodicamente todas essas instituições e organismos multilaterais do campo da inovação e da pesquisa para orientar e atender individualmente, dentro de incubadoras, aceleradoras e universidades e parques tecnológicos, os interessados em tirar projetos inovadores do papel. A ideia é que ninguém saia dos encontros sem uma definição de ação ou orientação sobre como obter crédito sustentável para investimentos, a indicação para uma eventual subvenção, onde buscar aportes diretos por meio de fundos de investimento, entre outras opções disponíveis.

“Queremos mostrar que a inovação está ao alcance de todos. Além disso, ao encurtar a distância entre os centros de pesquisa, empresas e instituições de fomento, o conhecimento científico produzido pode ser transformado mais rapidamente em produtos e negócios de sucesso, gerando riqueza para a sociedade e o desenvolvimento do país”, diz Milton Luiz de Melo Santos, presidente da Desenvolve SP.

Para o diretor-presidente do IPT, Fernando Landgraf, a iniciativa é benvinda já que o Instituto tem expertise em transformar ideias em soluções tecnológicas. “Nossa visão de futuro do IPT – 40% do faturamento com inovação em 2018 – está alinhada ao movimento. Buscamos fortalecer a cultura da inovação nos meios técnico e empresarial nacionais, conscientes de que ela só se realiza quando empresas a transformam em negócio", afirma ele. "Chama a atenção o fato de o investimento empresarial em P&D no País ainda ser baixo. Esta iniciativa governamental é um mecanismo capaz de alavancar esses investimentos, oferecendo recursos que poderão ajudar a levar adiante ideias de startups e empresas de médio e pequeno portes, contando com a experiência e o apoio de instituições de pesquisa de reconhecida capacidade e credibilidade.”

EVENTO - O primeiro evento do Movimento pela Inovação acontece entre os dias 29 de junho e 3 de julho, no Parque Tecnológico de São Carlos - ParqTec. A abertura será na prefeitura da cidade, com uma apresentação sobre projetos de inovação e opções de financiamento. Durante a semana uma equipe da Desenvolve SP estará no ParqTec realizando atendimento individual aos empresários, para tirar dúvidas e dar encaminhamento aos projetos de inovação. Para participar é importante fazer um pré-agendamento pelo e-mail jrosa@parqtec.com.br ou telefone (16) 3362-6262.

Para saber mais sobre a iniciativa, os interessados podem clicar aqui.