Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  30.06.15

Paisagens do Brasil


Publicação de série em inglês traz 36 artigos, um deles escrito por geólogo do IPT em parceria com geógrafa da USP


Trinta e seis artigos que mostram a importância da geomorfologia na compreensão das paisagens brasileiras, um deles coescrito por um pesquisador do IPT, fazem parte da nova edição da série de livros World Geomorphological Landscapes. Intitulado Landscapes and Landforms of Brazil, o livro traça um panorama das dimensões continentais do País e da sua grande variedade de tipos de rochas, estruturas geológicas e climas, além da diversidade de paisagens que inclui as planícies úmidas do Rio Amazonas, os planaltos secos do semi-árido e as montanhas subtropicais da Região Sul.

A publicação editada pela Springer compila 36 artigos que foram escritos por profissionais brasileiros, um deles pelo geólogo do Centro de Tecnologias Geoambientais do IPT, Marcelo Fischer Gramani, em parceria com Bianca Carvalho Vieira, geógrafa da USP e editora do livro.
'Serra do Mar: the most tormented relief in Brazil' é o título do artigo escrito pelo pesquisador do IPT em parceria com geógrafa da USP
 
Os dois autores apresentam a Serra do Mar como um conjunto de escarpas e montanhas que se estende por mais de 1.500 quilômetros entre os estados de Santa Catarina e Rio de Janeiro, e discutem a alta complexidade litológica (rochas e suas camadas) e estrutural da maior área brasileira preservada da Mata Atlântica, com alguns trechos rebaixados a partir da costa e outros mais próximos.

“A Serra do Mar chamou a atenção dos exploradores no século XVIII, e sua origem e evolução sempre intrigaram os pesquisadores, principalmente a partir da década de 1930, época em que uma maior quantidade de estudos sistemáticos em litologia e em formação de bacias sedimentárias começou a ser feita”, explicam os pesquisadores.

O patrocínio para a publicação da série é da International Association of Geomorphologists (IAG), e a edição brasileira se junta às obras já editadas sobre Portugal, Espanha, Hungria, República Tcheca, Colômbia, Etiópia, África do Sul, Namíbia e Índia. O livro está disponível para compra no site da editora em e-book (€ 83,29) e em capa dura (€ 103,99) na versão em inglês.