Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  10.12.09

Tecnologia naval e ocenica


No dia 8 realizou-se no IPT workshop de hidrodinâmica voltada a novas capacitações


O “Workshop de Hidrodinâmica Experimental – Realização de Ensaios e Projetos Conjuntos de P&D&I”, realizado no IPT nesta terça-feira, dia 8 de dezembro, reuniu especialistas de várias instituições, como Universidade de São Paulo (USP), Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia (UFRJ/COPPE), Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e Marinha. Também foi realizada uma discussão da melhor forma de se facilitar e organizar a realização de projetos de P&D&I em parceria.

O diretor do Centro de Engenharia Naval e Oceânica (CNaval), Carlos Padovezi, apresentou o tema “Novos recursos tecnológicos do CNaval para ensaios com modelos de embarcações e de plataformas marítimas”. Tsugukiyo Hirayama, da Universidade de Yokohama, discorreu sobre “New technologies about towing tank tests and instrumentations”. Ao final, os participantes visitaram instalações do tanque de provas, dos túneis de cavitação e de vento, a oficina de protótipos e o centro multiusuários.

Tsugukiyo Hirayama, da Universidade de Yokohama, apresentou novas tecnologias em tanques e instrumentações
 


Segundo Padovezi, o workshop coroou um processo de investimentos em modernização que totalizou cerca de 9,5 milhões de reais. “Fizemos um balanço dos trabalhos em andamento com projetistas e pesquisadores para a sua sequência correta. O recado que demos ao mercado é que está tudo pronto, com laboratórios modernos e equipes treinadas. A hora é de mãos à obra.”

Com relação às parcerias em projetos de pesquisa, a proposta que deve ser implementada é a de criação de uma rede tecnológica de P&D&I na área naval, que aproveite as atuais boas fontes de recursos de fomento para incrementar a pesquisa tecnológica nas várias instituições participantes.