Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  11.08.15

Metais em construo


Pesquisadora do IPT faz palestra sobre corrosão e proteção de metais na construção, com parceria Fiesp e Sinduscon-SP


A pesquisadora Adriana de Araujo, do Laboratório de Corrosão e Proteção do IPT, apresenta palestra em São Paulo sobre 'Metais na Construção Civil: Corrosão e Proteção'. A ideia é apresentar a teoria básica da corrosão e das principais técnicas de avaliação e proteção das estruturas metálicas, de concreto e de componentes metálicos contra a corrosão. Serão apresentados casos práticos. Promovem esta palestra, que tem vagas limitadas e é gratuita, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), o Sindicato da Indústria da Construção Civil de Grandes Estruturas no Estado de São Paulo (SindusCon-SP) e o IPT.


O conteúdo básico é o seguinte:

• Corrosão: aspectos sociais e econômicos da corrosão, definição de corrosão, corrosão eletroquímica e tipos de corrosão e fatores influenciadores da corrosão.

• Materiais metálicos na construção civil: aço-carbono, aço aclimável, aço zincado, aços inoxidáveis, cobre e alumínio.

• Técnicas de avalição em campo (inspeção visual e ensaios não destrutivos) e em laboratório (ensaios de caracterização e de desempenho).

• Técnicas de proteção das estruturas: revestimentos orgânicos e metálicos e proteção catódica por corrente galvânica e por corrente impressa.

• Casos práticos de avaliação da corrosão em estruturas (metal e concreto) e de componentes metálicos, com base em trabalhos e pesquisas do Laboratório de Corrosão e Proteção do IPT.

SERVIÇO – A palestra será realizada no dia 13 de agosto, das 19h00 às 21h00, na sede do Sinduscon-SP à rua Dona Veridiana, 55 – Santa Cecília – São Paulo, capital.

Interessados em mais informações ou inscrições devem entrar em contato com a Central de Relacionamento SindusCon-SP pelo e-mail cursos@sindusconsp.com.br ou no telefone (11) 3334-5600.

Confira o comunicado oficial: