Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  21.08.15

ABM Week


IPT participa com palestras e cursos da semana da metalurgia; diretor-presidente é homenageado no evento


A ABM Week 2015, maior evento técnico-científico da América Latina nas áreas de metalurgia, materiais e mineração, termina hoje, 21 de agosto, no Rio de Janeiro. Os congressos contaram com a apresentação de trabalhos de diversos pesquisadores do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e a entrega da Medalha ‘Vicente Chiaverini – Mérito em Processos’ ao diretor-presidente do Instituto, Fernando Landgraf, no dia 18.

Homenagem aos profissionais que contribuem de forma relevante para o setor, a medalha da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM) leva o nome do engenheiro civil e metalurgista Vicente Chiaverini, que começou sua carreira no IPT e foi professor da Poli/USP, tornando-se referência na área.
Landgraf recebe Medalha Vicente Chiaverini - Divulgação ABM
 


O homenageado nesta edição foi Landgraf, também professor da Poli e com larga experiência em comportamento magnético de materiais, que lembrou o metalurgista em seu discurso, afirmando com modéstia que a premiação provavelmente se deve às instituições que representa, o IPT e a Escola Politécnica, as mesmas em que Chiaverini desenvolveu sua trajetória. "De qualquer forma, agradeço aos que me fazem hoje esta homenagem, que transfiro aos colegas, principalmente nas pessoas dos professores da Poli-USP Andre Paulo Tschiptschin e Hélio Goldstein, e da diretora de inovação Zehbour Panossian e do pesquisador João Batista Ferreira Neto, ambos do IPT. Eles, sim, são merecedores", declarou.

Landgraf também proferiu, durante o 70º Congresso Anual, um dos 13 eventos que integraram a semana, cujo tema central foi “Tecnologia e Inovação para a Competitividade”, palestra que abordou as metas de inovação no planejamento estratégico de um instituto de pesquisas.

Outros pesquisadores do Laboratório de Processos Metalúrgicos do IPT também participaram do evento. Sandra Lucia de Moraes realizou uma intervenção sobre 'Avaliação de interação partícula-aglomerante no processo de pelotização de minério de ferro', Tiago Ramos Ribeiro abordou o tema 'Revisão de patentes de processos de redução direta' e Camila Peres Massola falou no 16º Encontro de Minério de Ferro sobre 'Abrasão-corrosão em corpos moedores na moagem de minério de ferro'. Zehbour ofereceu no dia 20 de agosto, durante o 12º Encontro Aço Inox, o curso 'Corrosão em aços inoxidáveis'.​ Matheus Jacon Pereira representou o Centro de Tecnologia da Informação, Automação e Mobilidade (CIAM) no evento, apresentando o trabalho 'Automação na indústria metalúrgica e de mineração com RFID: uma revisão integrativa' durante o 19º Automação & TI.


Clique aqui para acompanhar mais detalhes do evento.