Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  15.09.15

Inovao e negcios


Lide Tecnologia discute soluções para potencializar retomada econômica; diretor-presidente do IPT participou


O presidente do Lide Tecnologia, Silvio Genesini, abriu os trabalhos do 1º Fórum de Inovação, Design & Tecnologia em São Paulo com um viés otimista na manhã da terça-feira, dia 8 de setembro. “Com inovação e tecnologia, vamos conseguir sair rapidamente desta crise", destacou Genesini. Fundado em junho de 2003, o Lide – Grupo de Líderes Empresariais conta atualmente com 1.700 empresas filiadas que representam 52% do PIB do setor privado brasileiro. O objetivo do grupo é difundir e fortalecer os princípios éticos de governança corporativa no Brasil, promover e incentivar as relações empresariais e sensibilizar o apoio privado para educação, sustentabilidade e programas comunitários.

Fernando Landgraf, diretor-presidente do IPT, no Fórum de Inovação, Design e Tecnologia. Crédito foto: Gustavo Rampini
 
O evento contou com a presença do vice-governador de São Paulo e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcio França, e reuniu 302 participantes entre empresários, autoridades e especialistas. Segundo o vice-governador, há várias iniciativas no setor: “A secretaria sozinha recebe um investimento de 10% do Estado para aplicar em pesquisa e inovação.” O evento foi organizado em painéis. “Tecnologia melhorando a vida de empresas e pessoas” foi o tema do primeiro painel, apresentado por Marcelo Frontini, diretor de Pesquisa e Inovação do Bradesco, e Fabricio Bloisi, CEO da Movile.

No segundo painel ‘Inovação para competir globalmente’, Mauricio Aveiro, vice-presidente de Pesquisa e Desenvolvimento da Embraer, afirmou que ousadia e inovação fazem parte da cultura da empresa: “Para manter esse espírito, temos o programa ‘Boas Ideias’, no qual um colaborador ou grupo é premiado ao final do processo. Inovar continuamente é nossa estratégia para assegurar o futuro.”

Para Marcelo Lyra, presidente da Braskem, inovar é uma forma de servir: “Em toda crise as oportunidades aparecem. A inovação disruptiva acontece em ambiente de escassez. É quando a invenção vira inovação.” Para o diretor-presidente do IPT e debatedor, Fernando Landgraf, este evento mostrou a importância da inovação nas empresas de porte como a Embraer e a Braskem: “Só para dar uma ideia, a Embraer informa que hoje 45% da sua receita têm origem em produtos desenvolvidos nos últimos cinco anos.”

Ao final dos trabalhos, João Doria, presidente do Lide, comentou que “a saúde e a educação também merecem atenção especial deste setor”, e Roger Ingold, presidente da Lide Inovação, lembrou que “todo o aspecto de cultura da inovação explora nichos que outros não tenham explorado. É a chance de fazer a diferença”.