Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  05.10.15

Desempenho habitacional


Equipe do IPT coordena evento na CDHU sobre impactos de norma de desempenho na qualidade da moradia popular


Com informações da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU)

Na última quarta-feira, dia 30 de setembro, pesquisadores do Centro Tecnológico do Ambiente Construído do IPT coordenaram na Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) um evento que discutiu os impactos da norma de desempenho NBR 15.575 na gestão das obras de empreendimentos habitacionais. A norma, que vigora desde julho de 2013, tem como objetivo garantir o desempenho da edificação a partir de uma série de requisitos mínimos.

Especialistas consideram a NBR 15.575 como uma das mais amplas autorregulações técnicas do setor da construção civil com foco nas edificações habitacionais. Por isso a CDHU instituiu um comitê de estudos para implantação e adequação à norma.
Luciana (à esq): seminário mostrou a viabilidade do atendimento à norma técnica. Crédito foto: Clovis Deangelo
 
Neste contexto, as discussões de caráter técnico sobre desempenho são fundamentais para avançar e consolidar melhorias tanto dos materiais, quanto de processos construtivos. O IPT foi representado pela pesquisadora Luciana Oliveira, responsável pelo Laboratório de Componentes e Sistemas Construtivos, e equipe: “O seminário teve três objetivos centrais: primeiro, uniformizar o conhecimento sobre a norma, discutindo sua abrangência; segundo, apresentar os impactos no setor da construção e no processo de produção de edifícios da CDHU, e terceiro, mostrar a viabilidade do atendimento à norma técnica”, afirma ela.

Na mesa de abertura dos trabalhos participaram autoridades e representantes na área técnica. Presidiu a sessão o secretário paulista da Habitação, Rodrigo Garcia, e estiveram também presentes o presidente da CDHU, Marcos Penido, além de diretores do órgão. Garcia falou que a evolução técnica em construção civil está em constante discussão e que o seminário buscou soluções para dilemas como a busca pela qualidade sem o aumento nos custos: “Os conceitos de gestão pública devem atender grandes demandas. Portanto, é importante preservar os investimentos fundamentais e garantir a boa aplicação da legislação”.