Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  18.12.09

Manejo de eucalipto


Técnico do IPT apresentou trabalho em simpósio realizado na Esalq/USP em Piracicaba


No período de 25 a 27 de novembro, realizou-se em Piracicaba o “IV Simpósio Técnicas de Plantio e Manejo de Eucalipto para Usos Múltiplos”. O evento foi realizado pelo Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais-Esalq/USP, dentro do Programa Temático de Silvicultura e Manejo.

Na tarde do segundo dia do evento, Sergio Matias Pereira Junior, do Centro de Tecnologia de Recursos Florestais, o CT-Floresta, apresentou trabalho intitulado “Madeira de eucalipto e suas possibilidades de uso”. Matias representa o IPT na coordenação técnica da Associação Brasileira de Preservadores de Madeira, a ABPM. A entidade reúne instituições de pesquisa, empresas produtoras e consumidoras de madeira tratada e de insumos para tratamento.

Segundo Matias, o evento foi voltado aos diversos segmentos que cultivam eucalipto para fins comerciais como produção de carvão, óleos essenciais, celulose e produtos de madeira preservada. “Nosso objetivo foi apresentar possibilidades de uso da madeira de eucalipto tratada para além daquelas mais conhecidas, como a fabricação de postes, dormentes e mourões. Apresentamos novas possibilidades com destaque para a madeira roliça de eucalipto tratada em cruzetas e para usos estruturais na construção civil. O foco é sempre madeira tratada industrialmente; abrem-se perspectivas de uso extensivo desse material construtivo a partir do novo projeto de norma intitulado “Preservação de Madeira – Sistema de Categorias de Uso.”