Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  15.10.15

Virada Cientfica


Público poderá conhecer túnel de vento, tanque de provas e xiloteca do IPT durante programação do evento


Nos dias 17 e 18 de outubro será realizada a segunda edição da Virada Científica, uma iniciativa da Universidade de São Paulo em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação que objetiva aproximar a sociedade do universo da ciência. Serão 24 horas de atividades e centenas de oficinas, experimentos, jogos, palestras e visitas com entrada gratuita, voltadas para diferentes idades.

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) participa da virada, recebendo o público em três de seus laboratórios. Os visitantes poderão conhecer instalações responsáveis pelo apoio a inúmeras pesquisas realizadas no Instituto, como o tanque de provas e o túnel de vento.

Dos mais modernos da América Latina, o tanque do Laboratório de Engenharia Naval e Oceânica oferece suporte aos setores de transporte marítimo e de construção de plataforma de petróleo. Modelos reduzidos de embarcação são testados nessa estrutura, que simula condições fluviais e marítimas.
Tanque de provas do IPT que será visitado pelos participantes da Virada Científica
 


Medindo 40 metros de comprimento e com capacidade para gerar ventos de 90 quilômetros por hora, o túnel de vento do Centro de Metrologia Mecânica, Elétrica e de Fluidos permite analisar mais profundamente questões como conforto ambiental, dispersão de contaminantes em grandes centros urbanos e efeitos de carga de vento em estruturas e equipamentos. Lá foram testadas algumas maquetes de estádios da Copa de 2014, a exemplo do Castelão, para ensaios que forneceram aos projetistas mais confiabilidade nos cálculos das fachadas e coberturas.

Os participantes terão acesso também à Xiloteca dr. Calvino Mainieri, maior acervo de madeiras da América Latina, reunindo mais de 19 mil amostras de madeiras brasileiras e estrangeiras. Recurso natural dos mais valiosos e abundantes no país, a madeira exige um manejo consciente para sua exploração adequada e sustentável. Para isso, é preciso conhecer as propriedades de cada exemplar, o que a catalogação permite.

As visitas guiadas serão realizadas no sábado, 17 de outubro, em dois horários: das 9h às 10h30 e das 10h30 às 12h00. Os jovens e adultos que quiserem participar não precisam fazer inscrição antecipada. Basta estar no horário informado em frente à sede do IPT, na Cidade Universitária (Av. Profº Almeida Prado, 532), de onde sairão os grupos.