Cursos de Especializao


compartilhe

Investigao do Subsolo: Geotecnia e Meio Ambiente



O Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) atua em quatro grandes áreas: inovação, pesquisa e desenvolvimento; serviços tecnológicos; desenvolvimento e apoio metrológico; e informação e educação em tecnologia. Ao longo de mais de cem anos de existência, adquiriu e desenvolveu uma vasta experiência, criando soluções inovadoras e apoiando as grandes obras do país por meio da prestação de serviços tecnológicos.

Atualmente o mercado da construção civil passa por uma fase de grande crescimento. Fruto deste crescimento, novos desafios são impostos aos profissionais do setor, que passam a ocupar áreas nunca antes ocupadas e também a construir novas obras em locais já densamente ocupados. O sucesso destes novos projetos de engenharia, por mais modestos que sejam, requer o conhecimento adequado das características e propriedades dos solos onde a obra será implantada.

Neste contexto, o presente programa foi elaborado para promover a capacitação e a atualização técnica de profissionais que atuam na área de investigação geológica, geotécnica e ambiental de terrenos, incluindo as áreas submersas e as áreas contaminadas, abordando desde as técnicas de investigação até os recursos de interpretação disponíveis.


Objetivos


  • Qualificar profissionais graduados que atuam na área de investigação do subsolo para fins de obras civis e problemas ambientais, como fundações, túneis, barragens e contaminações de terrenos;
  • Promover o desenvolvimento científico e tecnológico por meio de pesquisas específicas e de aplicações ao setor da construção civil;
  • Promover a divulgação dos conhecimentos adquiridos por meio de publicações de artigos técnicos.

Público alvo


Profissionais graduados em engenharia civil, geologia, engenharia ambiental, geografia, física, química, gestão ambiental, tecnologias e demais áreas que façam uso de resultados de investigação do subsolo ou de ferramentas de prospecção e que tenham interesse em se especializar na área de construções civis sustentáveis para atuar nos setores técnicos de empresas e instituições de pesquisas.

Programa

12 Disciplinas = Totalizando 400 horas.

Aulas


Presenciais às Sextas-feiras: 19h00 às 22h30min e aos Sábados: 8h00 às 11h30min (com previsão de visitas técnicas)

Local das Aulas


IPT – Av. Professor Almeida Prado, 532 – Prédio 56 - Cidade Universitária – Butantã.

Inscrições: Até 17 de julho de 2017
Entrevista: a partir de 18 de julho de 2017
Inicio das aulas: 04 de agosto de 2017
Ficha de Inscrição 

Valor

24 parcelas de R$ 1.350,00

Mais de duas pessoas indicadas tem desconto

Outras informações

Andréa Valero – e-mail: cursos@ipt.br – fone: (11) 3767-4226


 
Cursos de Especialização