Pgina inicial do IPT   >  Ps-graduao IPT  >  Cursos de Especializao  >  Gesto da Inovao Tecnolgica e Negcios   >  Introduo

Cursos de Especializao


compartilhe

Gesto da Inovao Tecnolgica e Negcios


Inovação tecnológica é a pedra fundamental do crescimento econômico e sucesso de empresas e países. O processo de inovação é uma tarefa complexa, em particular em uma sociedade como a brasileira, cujo setor produtivo, tradicionalmente e por inúmeras razões econômicas, inova pouco.

Os governos federal e estadual compreendem a necessidade de intervir nessa tarefa complexa e vem, ao longo das últimas décadas, atuando com o objetivo de induzir e estimular a inovação no setor produtivo.

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) é parte relevante no cenário de C&T&I no Estado de São Paulo e também em todo o Brasil, atuando basicamente em quatro grandes áreas: inovação, pesquisa e desenvolvimento; serviços tecnológicos; desenvolvimento e apoio metrológico; e informação e educação em tecnologia. Ao longo de seus mais de cem anos, adquiriu e desenvolveu uma vasta experiência, criando soluções inovadoras para empresas e para o setor público, tendo, portanto, ciência das dificuldades do processo de inovação. É nesse contexto – contribuir para o incremento de inovação no setor produtivo – que o IPT se une aos esforços federal e estadual e lança o presente curso de especialização em Gestão da Inovação e Novas Tecnologias em Negócios.

Objetivos

  • Subsidiar o processo de gestão da inovação no setor produtivo público e privado, em relação à operacionalização desse processo dentro das organizações.
  • Viabilizar o processo de gestão da inovação das organizações apresentando conceitos, incentivos fiscais e ferramentas de apoio à inovação, além de experiências concretas do Instituto, casos de inovação de sucesso em empresas nacionais e internacionais.

Público alvo

Todos os profissionais graduados que tenham interesse em se especializar na área de inovação tecnológica.

Programa


O programa é composto por 13 disciplinas, totalizando 360 horas-aula, distribuídas em 15 meses. As aulas ocorrerão duas vezes por semana das 19h10 às 22h45. Prevê-se que a periodicidade deste programa seja semestral.

Coordenação

A coordenação do programa estará a cargo Prof. Dr. Eduardo Luiz Machado, contando com o apoio do Professor Mestre Edson Schrot (MSE).

Local das aulas

IPT – Av. Professor Almeida Prado, 532 – Prédio 56 - Cidade Universitária – Butantã.



INSCRIÇÕES ABERTASFicha de Inscrição



Valor


24 parcelas de R$ 1.350,00

Mais de duas pessoas indicadas tem desconto

Outras informações

Andréa Valero – e-mail: cursos@ipt.br – fone: (11) 3767-4226

Processo seletivo

A seleção dos interessados será feita mediante envio do currículo e entrevista.

Corpo docente

Alex Fedozzi Vallone: Possui graduação em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é assessor de diretoria do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de Gestão e Economia da Inovação, atuando principalmente nos seguintes temas: inovação, gestão da inovação, redes, inovação tecnológica e cooperação.

Ana Paula Lopes: Possui graduação em Engenharia Têxtil pelo Centro Universitário da FEI (1999). Atualmente é doutoranda do curso de Pós Graduação do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Participou de dois Projetos de Pesquisa: Gestão do ciclo de vida de produtos sustentáveis; Novas tendências em Gestão e Engenharia da Qualidade. Membro do apoio administrativo da Revista Produção (2010 - 2012). Atua, desde 2011, como professora no curso de especialização de Gestão de Projetos da Fundação Vanzolini.

Bruno Mira David: Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), cursou mestrado em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual Paulista (UNICAMP). Trabalha diretamente com Plano de Negócios e Inteligência de Mercado no Departamento de Apoio a Negócios da Coordenadoria de Planejamento e Negócios (CPN) do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT).

Cláudia dos Santos
: Possui graduação em Engenheira Química pela Universidade Mackenzie (1990); MBA em Gestão de Projetos pelo Instituto de Pesquisas Tecnológica. É professora da UNIFIEO e da Universidade Paulista, foi Coordenadora da Gerência de Orçamento e Controle do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, atualmente é a Responsável pela Implantação do Escritório de Projetos do IPT. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Mecânica dos Fluídos, atuando principalmente nos seguintes temas: rotâmetros para gás, saneamento, higrometria, medição esgoto, medição da qualidade do ar interno.

Claudio Fuentes Moreira
: Consultor em propriedade industrial do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo. Especialista em Propriedade Industrial pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial - INPI (1981). Especialista em Executive Development Project Administration. pela University of Denver (1980). Bacharel em Química Industrial Oswaldo Cruz (1971). Autor do livro "Noções Gerais de Proteção de Tecnologia e Produtos". Graduação em Química Industrial.

Edson Schrot: Mestre e graduado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM. MBA/Pós pelo Fundação Getúlio Vargas (FGV). Coordenador de Pós-graduação no SENAC-SP. Professor titular da disciplina Desempenho, Remuneração e Recompensa, Gestão de Mudança, Gestão da Inovação e Incentivos. Palestrante e conferencista em temas de gestão estratégica e tópicos empresariais, destacando-se os relacionados `a competitividade, gestão por competência e inovação, além de temas específicos trabalhistas. Sócio da MSE Consulting e Presidente da ICpeq - Instituto de Cursos e Pesquisas. Consultor e líder em projetos de implantação de mudança organizacional, gestão por competência, gestão da inovação e incentivos fiscais junto a empresas, órgãos públicos e instituições.

Edna Gubitoso: Pesquisadora-Assistente na Coordenadoria de Planejamento e Negócios (CPN) do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT). É professora convidada na disciplina de Metodologia da Pesquisa nos Cursos de Mestrado Profissional: Engenharia de Habitação, Tecnologia Ambiental e Processos Industriais do IPT; e o MBA em Gestão Ambiental do Instituto Mauá de Tecnologia e o MBA Desenvolvimento Imobiliário da Fundação para a Pesquisa Ambiental (FUPAM). Desde 1987 realiza serviços de revisão bibliográfica de textos (livros, relatórios de pesquisa e técnicos) e trabalhos acadêmicos (artigos, dissertações de mestrado, monografias, teses de doutorado e livre-docência) de acordo com normas da ABNT, APA, Harvard e outras. Elabora memorial de concurso para Universidades. Trabalha com a Plataforma Lattes e nos Diretórios dos Grupos de Pesquisa do CNPq. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: prospecção da informação, editoração, bibliometria, inteligência de mercado, inovação tecnológica, competitividade; análise econômica e tecnológica de projetos.

Flávia Gutierrez Motta: Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (1997), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo - EESC (2000) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo - EP (2006). Atualmente trabalha no IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo como Gerente da Coordenadoria de Planejamento e Negócios, já tendo atuado como assessora da Presidência e da Diretoria de Operações e Negócios. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase nos seguintes temas: inovação tecnológica, organização industrial, Sistemas Locais de Produção e competitividade empresarial.

Kátia Yee: Graduada em Direito pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (2000); graduada em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP (2006); especialista em Processo Civil pela Escola Superior de Advocacia/OAB-SP (2004); especialista em Direito Empresarial pela Faculdade de Direito Prof. Damásio de Jesus (2011); especialista em Propriedade Imaterial, Direitos Autorais, Propriedade Industrial, Direitos da Personalidade e Comunicação pela Escola Superior de Advocacia/OAB-SP (2014); e Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Integração da América Latina - PROLAM/USP com foco nos contratos de transferência de tecnologia nos Institutos de Pesquisas Públicos. Atualmente é advogada no departamento de contratos e propriedade intelectual do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT).

Nereide de Oliveira: Graduada em Direito pela Universidade Cidade de São Paulo (1999), cursando (2017) Mestrado Acadêmico pela USP em Práticas Políticas e Relações Internacionais no Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina - PROLAM. Gestora do Departamento de Contratos e Propriedade Intelectual da Coordenadoria de Planejamento e Negócios da Diretoria de Inovação do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT)., com experiência na área jurídica de direito comercial, com ênfase em propriedade intelectual nos seguintes temas:: Contratos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, Comercialização, Licenciamento e Transferência de Tecnologia e Propriedade Industrial: Patentes e Marcas.

Paulo Brito M. de Azevedo: Graduado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com MBA em Gestão de Negócios em Tecnologia pelo IPT. Gestor do Departamento de Apoio a Negócios da Coordenadoria de Planejamento e Negócios (CPN) do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT). É professor da Coordenação de Ensino Tecnológico do IPT, aonde entre 2005 e 2007 ministrou as disciplinas de Análise Investimento em Tecnologia e Análise de Viabilidade Econômica de Projetos de Inovação Tecnológica, no MBA de Gestão de Tecnologia. No Mestrado de Gestão Ambiental, entre 2005 e 2011 ministrou a disciplina de Valoração Econômica do Meio Ambiente, em parceria com Rubens Dias Humphreys e Luis Carlos Ribas. Como Pesquisador II do IPT atua nas áreas de valoração, avaliação e prospecção econômica de projetos tecnológicos há mais 30 anos.

Yuri Basile Tukoff Guimarães: Pesquisador Assistente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo S/A - IPT. Mestre em Administração na Universidade Nove de Julho. Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2009). Técnico em Informática Industrial pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (2005). Possui experiência nos seguintes temas: Gestão da Inovação Tecnológica, Propriedade Industrial e Avaliação e Valoração de Tecnologias.

Veja abaixo o conteúdo programático:

 
Cursos de Especialização