Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >   Publicaes tcnicas   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Influncia de nano reservatrio de bactericida no desempenho de revestimentos para controle de processos de corroso


Neusvaldo Lira de Almeida; Vaness Yumi Nagayassu, Ferrari; Johny Hernandes Oliveira; Mariliza dos Santos; Haroldo Rivas Lon; Rodrigo G. De Lucca


Resumo:

Equipamentos de armazenamento e transporte de petróleo e seus derivados frequentemente apresentam problemas de corrosão que podem estar relacionados à presença de microrganismos (biocorrosão) principalmente bactérias redutoras de sulfato e ferrobactérias. As medidas mitigadoras mais utilizadas atualmente envolvem injeção permanente de biocidas nos tanques de armazenamento de petróleo, além da aplicação de sistemas de proteção catódica e utilização de revestimentos convencionais. Neste estudo, nanoparttículas com efeito bactericida foram incorporados em três tipos de revestimentos (FBE, tinta epóxi e PEAD) com o objetivo de controlar a formação de biofilmes e consequentemente os processos de corrosão microbiológica. Para avaliação da eficiência do bactericida foram adotadas duas metodologias: análise de quantificação de bactérias redutoras de sulfato e ferrobactérias e, análise pelo método de fluorescência usando o microscópio confocal a laser.


Referência:
ALMEIDA, Neusvaldo Lira de; FERRARI, Vanessa Yumi Nagayassu; OLIVEIRA, Johny Hernandes; SANTOS, Mariliza dos; LEÓN, Harold Rivas; LUCCA, Rodrigo G. De. Influência de nano reservatório de bactericida no desempenho de revestimentos para controle de processos de corrosão. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE CORROSÃO, INTERCORR, 2016, Fortaleza. Proceedings.. Rio de Janeiro: ABRACO, 2016. 16 p.


 
Publicações técnicas