Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >   Publicaes tcnicas   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Areia normal brasileira (NBR 7214): evoluo do processo produtivo e de normalizao


Osmar Hamilton Becere; Srgio Soares Lima; Fabiano Ferreira Chotoli; Eduardo Brandau Quitete; Marsis Cabral Junior; Arnaldo Forti Battagin


Resumo:

A Areia Normal Brasileira é um material de referência utilizado por todos os laboratórios nacionais que realizam ensaios físico-mecânicos de cimento Portland, seja no controle de processo de produção dos fabricantes, seja pelos laboratórios de materiais de construção civil, em geral. A produção da Areia Normal Brasileira demanda controles específicos de materiais e de processos, envolvendo áreas multidisciplinares relacionadas à prospecção geológica, mineralogia e tecnologia de produção de materiais de construção civil. Há décadas a produção e fornecimento deste material são atribuições do Setor de Areia Normal do Laboratório de Materiais de Construção Civil (LMCC) do IPT, conforme estabelecido na ABNT NBR 7214 - Areia normal para ensaio de cimento. Ao longo dos anos, o Setor de Areia Normal vem se modernizando, procurando implantar meios mais eficazes de produzir areia, prospectando novas jazidas de matéria-prima, melhorando a identificação de frações, discutindo com fabricantes e associação de cimento soluções para manutenção do fornecimento do material de referência, avaliando a possibilidade de implantar a produção de areia ISO, entre outras ações. Mais recentemente empenhou-se na revisão da NBR 7214 junto a Comissão de Estudos do CB-18 da ABNT. O presente trabalho visa apresentar informações técnicas e históricas sobre a produção da Areia Normal Brasileira, bem como da nova NBR 7214.


Referência:

BECERE, Osmar Hamilton; LIMA, Sérgio Soares; CHOTOLI, Fabiano Ferreira; QUITETE, Eduardo Brandau; CABRAL JUNIOR, Marsis; Battagin, Arnaldo Forti. Areia normal brasileira (NBR 7214) : evolução do processo produtivo e de normalização. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIMENTO, 7., 2016, São Paulo. Anais... CD. 11 p.

 
Publicações técnicas