Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >   Publicaes tcnicas   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Modelagem de danos para concepo de materiais de alto desempenho para moldes de fundio sob presso


Pmela Karina dos Santos Bomfim; Mario Boccalini Jr.; Alexandre Gonalves; Roberto Martins de Souza; Luiz Gustavo Bianchi da Silva Lima; Claudia Regina Serantoni


Resumo:

O objetivo deste trabalho é apresentar as ações implementadas para o monitoramento térmico do molde da célula de injeção – piloto do Centro de Tecnologia em Metalurgia e Materiais-IPT, ferramenta empregada no projeto “Sistema Avançado para o Projeto de Ligas para Ferramentas de Conformação a Quente”. Este projeto é conduzido em parceria com Laboratório de Fenômenos de Superfície da EPUSP e Gerdau cujo o objetivo é desenvolver um sistema pra projetar ligas tendo como base a simulação do comportamento do material da ferramenta frente às solicitações termomecânicas e tribológicas impostas a ela, tendo como parâmetros de entrada, as características dos microconstituintes do material (propriedades físicas e mecânicas, morfologia e distribuição das fases), geometria e dimensões da ferramenta e os parâmetros do processo. Com recursos provenientes do projeto co-financiado pelo BNDES e a Gerdau, a célula de injeção automatizada foi adquirida, permitido assim, conduzir ensaios de injeção de longa duração para caracterização, quantificação do dano progressivo imposto ao molde. São detalhadas as etapas de instrumentação do molde da célula de injeção – piloto, além da comparação entre os perfis térmicos experimentais e simulados.


Referência:
BOMFIM, Pâmela Karina dos Santos; BOCCALINI JÚNIOR, Mario; GONÇALVES, Alexandre; SOUZA, Roberto Martins; LIMA, Luiz Gustavo Bianchi da Silva; SERANTONI, Cláudia Regina. Modelagem de danos para concepção de materiais de alto desempenho para moldes de fundição sob pressão. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DO ALUMÍNIO, 7., 2016, São Paulo. Anais... 14p.

 
Publicações técnicas