Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >   Publicaes tcnicas   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Aproveitamento emergencial de gua de chuva em contexto de crise de abastecimento pblico: orientao de boas prticas ao usurio residencial


Luciano Zanella; Wolney Castilho Alves


Resumo:

As interrupções nos serviços de abastecimento de água enfrentadas por várias cidades na região sudeste do Brasil, causadas pelas flutuações no regime hidrológico de toda a região, levaram à proliferação de soluções caseiras de abastecimento complementar com o objetivo de atenuar os efeitos da crise. Muitas dessas soluções foram veiculadas por setores da mídia como alternativas para o enfrentamento da crise, mas, devido à falta de informação tecnológica adequada, apresentam problemas de concepção técnica que podem colocar em risco seus usuários. No intuito de servir como um instrumento de informação tecnológica que preenchesse a lacuna de conhecimento, com foco no público não técnico, foi elaborado um manual para captação emergencial e uso doméstico de água de chuva. Utilizando linguagem simples, o manual visa fornecer informações a respeito de boas práticas no uso de água de chuva em sistemas simples e não integrados à edificação, sem abrir mão dos cuidados necessários à coleta, tratamento e armazenamento da água. Foram abordados sistemas simplificados de descarte das águas de primeira chuva, filtração, desinfecção, além dos principais usos recomendados e dicas sobre a armazenagem correta da água. O manual foi elaborado para permitir a distribuição digital gratuita permitindo grande alcance e disseminação nos mais diferentes nichos da população. No período de um ano a partir de seu lançamento o Manual alcançou mais de 13.000 visualizações a partir de seu site de origem, recebeu hospedagem em várias outras páginas de internet e foi alvo de divulgação em mídia impressa, televisiva, radiofônica e digital.


Referência:
ZANELLA, Luciano; ALVES, Wolney Castilho. Aproveitamento emergencial de água de chuva em contexto de crise de abastecimento público: orientação de boas práticas ao usuário residencial. In: SIMPÓSIO LUSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, 17., 2016, Florianópolis – SC. Anais... Florianópolis: SILUBESA, 2016.

 
Publicações técnicas