Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >   Publicaes tcnicas   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Servios ambientais associados recuperao de reas degradadas por minerao: potencial para pagamento de servios ambientais


Amarilis Lucia Casteli Figueiredo Gallardo; rica Donaire Silva; Yohana Cunha de Mello; Caroline Almeida Souza; Ciro Abbud Richi; Maria Lucia Solera


Resumo:

O artigo discute o potencial de associação de Serviços Ambientais (SA) a técnicas de Recuperação de Areas Degradadas (RAD) por mineração, à luz da tendência atual de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), no Brasil. A partir de revisão bibliográfica e análise de conteúdo, os resultados indicam que há: identificação de alguns SA para RAD por mineração - como os relacionados à melhoria do solo, potencial para agregação de outros - como os associados ao aumento dos estoques de carbono e esquemas de PSA que remuneram os SA também identificados em RAD por mineração - como os relativos à conservação do solo e da água. Conclui-se que existe um cenário potencial de oferta diversificada de SA na fase de recuperação de empreendimentos minerários - primeiro passo para ensejar sua participação em esquemas de PSA. Estudos complementares são necessários para desenvolver critérios para um provável esquema de PSA específico para o setor minerário.


Referência:
GALLARDO, Amarilis Lucia Casteli Figueiredo; SILVA, Érica Donaire; MELLO, Yohana Cunha de; SOUZA, Caroline Almeida; RIGHI, Ciro Abbud; SOLERA, Maria Lucia. Serviços ambientais associados à recuperação de áreas degradadas por mineração: potencial para pagamento de serviços ambientais. Ambiente & Sociedade, v.19, n.2, p.139-168, abr.-jun., 2016.


Acesso ao artigo no site da Scielo:
www.scielo.br/pdf/asoc/v19n2/pt_1809-4422-asoc-19-02-00137.pdf


 
Publicações técnicas