Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >   Publicaes tcnicas   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Proposta de avaliao dos sistemas de gesto de resduos de servios de sade em organizaes hospitalares da administrao pblica


Fabiana dos Santos Pereira Campos; Romero de Albuquerque de Maranho; Cludia Echevengu Teixeira; Norberto Stori


Resumo:

A presente pesquisa propõe a construção e aplicação de uma avaliação dos sistemas de gestão de resíduos de serviços de saúde (GRSS). Para maior compreensão do estudo, na revisão bibliográfica foram apresentados os conceitos de Gestão de RSS, diferenciação entre Gestão e Gerenciamento, bem como a elaboração e implantação do Plano de Gerenciamento, aspectos legais envolvidos na Gestão de RSS e uma síntese sobre os modelos de avaliação encontrados na literatura. A montagem deste instrumento foi realizada a partir de uma pesquisa descritiva e exploratória, com análise de conteúdo. As dimensões operacionais, administrativas, ambientais e financeiras foram consideradas para a avaliação. Três organizações públicas de serviços de saúde foram analisadas. Acredita-se que esta avaliação preliminar possa auxiliar na melhoria da GRSS, servindo de instrumento para os gestores no processo de Gestão dos RSS, podendo ser trabalhado de forma integrada aos sistemas de gestão existentes nas Organizações de Saúde em geral, como os resultados indicaram ilustrando seus alcances e limites.


Referência:
CAMPOS, Fabiana dos Santos Pereira; MARANHÃO, Romero de Albuquerque de; TEIXEIRA, Cláudia Echevenguá; STORI, Norberto. Proposta de avaliação dos sistemas de gestão de resíduos de serviços de saúde em organizações hospitalares da administração pública. Espacios, v.37, n.21, p.4-18, 2016.


Aceso ao artigo no site do Periódico, pesquisando pelo índice:
www.revistaespacios.com/

 
Publicações técnicas