Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >   Publicaes tcnicas   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

A segurana contra incndio no ambiente construdo informal: uma proposta de interveno que reduz a vulnerabilidade em relao ao risco de incndio em favelas


Luciana Aparecida Alves


Resumo:

As favelas surgem como consequência dos movimentos de superurbanização e da industrialização que funciona como seu propulsor. Neste sentido, o papel dessas comunidades não é marginal à economia urbana, ao contrário, é fundamental, são elas que subsidiam e garantem a existência dos processos de produção como os conhecemos na atualidade. A economia não pode funcionar ou ser competitiva sem a contribuição desses assentamentos, uma vez que eles comportam tanto a mão de obra barata empregada quanto o “exército industrial de reserva”, que garante a subvalorização desses trabalhadores. As abordagens das políticas públicas parecem ignorar a situação de perenidade das favelas, oriunda do cenário econômico e passam ao largo das soluções que, de fato, poderiam promover melhorias reais nas condições de vida dessas pessoas, especialmente no que diz respeito à segurança contra incêndio, um problema recorrente, que se intensifica durante as estações mais frias do ano. Como solução a este problema foi desenvolvido pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo - IPT, o programa de segurança contra incêndio em favelas, implantado, em 2003, na cidade de São Paulo, que demonstrou ser viável reduzir a vulnerabilidade e evitar essas ocorrências por meio de conscientização e treinamento dos moradores.


Referência:
ALVES, Luciana Aparecida. A segurança contra incêndio no ambiente construído informal: uma proposta de intervenção que reduz a vulnerabilidade em relação ao risco de incêndio em favelas. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, Desafios e perspectivas da internacionalização da construção, 16., 2016, São Paulo. Anais... Porto Alegre: ANTAC, 2016. p. 5081-5091.
 

 
Publicações técnicas