Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >   Publicaes tcnicas   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Geoanlise de alterativas locacionais para avaliao ambiental preliminar de empreendimentos


Omar Yazbek Bitar; Ana Cndida Melo Cavani Monteiro; Nivaldo Paulon; Andre Luiz Ferreira; Priscila Ikematsu; Sofia Julia Alves Macedo Campos; Mariana Hortelani Carneseca Longo


Resumo:
 
Sintetizam-se experiências de geoanálise semiautomática de alternativas locacionais de empreendimentos, realizadas no âmbito de estudos desenvolvidos em nível de préviabilidade de projetos, para fins de avaliação ambiental preliminar e de preparação para o subsequente processo de licenciamento ambiental e avaliação de impactos. As experiências relatadas se referem a casos no Estado de São Paulo, efetuadas por meio de procedimentos organizados em um Sistema de Apoio à Avaliação Ambiental Preliminar de Sítios, com participação de pesquisadores especialistas. A criação e o desenvolvimento desse Sistema foram motivados por demandas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, visando auxiliar o planejamento de investimentos públicos e privados, especialmente obras de infraestrutura e indústrias. Demandas correlatas foram identificadas também na avaliação de impactos, considerando-se a necessidade de reconhecer a variabilidade geotécnica dos terrenos entre os fatores de decisão acerca da viabilidade ambiental de empreendimentos. Por outro lado, os estudos de engenharia realizados em nível de pré-viabilidade requerem, crescentemente, um nível de conhecimento acerca do ambiente que seja suficiente para antecipar os principais problemas e reduzir incertezas na tomada de decisão sobre novos investimentos. O Sistema integra mapas temáticos acerca do ambiente físico e biótico, em bases digitais e georreferenciadas, propiciando a identificação de fatores e processos que tendem a influenciar o empreendimento em suas fases de instalação e operação e, assim, facilitar a comparação entre alternativas locacionais. Inclui regras de cruzamento de dados espaciais, definindo padrões que estabelecem a conexão entre as unidades de terreno de cada mapa temático e as alternativas locacionais.
 
 
Referência:
BITAR, Omar Yazbek; MONTEIRO, Ana Cândida Melo Cavani; PAULON, Nivaldo; FERREIRA, Andre Luiz; IKEMATSU, Priscila; CAMPOS, Sofia Julia Alves Macedo; LONGO, Mariana Hortelani Carneseca. Geoanálise de alterativas locacionais para avaliação ambiental preliminar de empreendimentos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AVALIAÇÃO DE IMPACTO, 3., 2016, Ribeirão Preto. Anais... 7 p. 

Acesso ao resumo no site do evento:
http://avaliacaodeimpacto.org.br/cbai2016/imagens/resumos.pdf

 

 
Publicações técnicas