Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >   Publicaes tcnicas   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

IPT estuda impactos da verticalizao


Paula Bregiatto de Oliveira; Roberta dos Santos Astigarraga; Flvio Srgio Jorge Freitas; Gabirel Borelli Martins; Paulo Jos Saiz Jabardo; Gilde Nader


Resumo:

Região topograficamente baixa, pouco arborizada e que sofre com o efeito de olhas de calor, o bairro do Tatuapé, na zona leste paulistana, faz parte de estudo de profissionais do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) com o objetivo de propor configurações de prédios que permitam adensamento com menos impacto. Fenômeno que vem se consolidando nos últimos tempo, sendo o processo da substituição de moradias térreas por edifícios de múltiplos andares que possibilitam a otimização de espaço. Entretanto, são necessários alguns estudos sobre seus impactos, pois a verticalização pode gerar malefícios aos bairros, por ser considerada barreira para o escoamento natural do vento, impedindo a circulação adequada do ar, gerando ilhas de calor e concentrando contaminantes.


Referência:
OLIVEIRA, Paula Bregiatto de; ASTIGARRAGA, Roberta dos Santos; FREITAS, Flávio Sérgio Jorge; MARTINS, Gabirel Borelli; JABARDO, Paulo José Saiz; NADER, Gilde. IPT estuda impactos da verticalizaçãor. Finestra, n.96, p.72-76, jan.-fev., 2016. 




 

 
Publicações técnicas