Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >   Publicaes tcnicas   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

O uso da avaliao do ciclo de vida e da ecoeficincia para avaliar alternativas de valorizao de resduos: um estudo em empresa termeltrica


Mario Roberto dos Santos; Cludia Echevengu Teixeira; Cludia Terezinha Kneiss; Jos Carlos Barbieri


Resumo:

O objetivo deste artigo é apresentar um método para avaliar alternativas de valorização de resíduos usando de modo combinado a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) e medidas de ecoeficiência. Esse método foi aplicado às cinzas pesadas – resíduos provenientes da combustão de carvão mineral em usinas termelétricas – empregadas como matéria-prima alternativa à areia industrial utilizada na produção de materiais cerâmicos e também ao clínquer utilizado na produção de cimento Portland. A avaliação da ecoeficiência foi realizada conforme a norma NBR ISO 14045, que orienta que os impactos ambientais devem ser avaliados por meio da utilização da ACV. Os resultados mostraram que a ecoeficiência relativa da geração de cinzas pesadas para uso na indústria de revestimentos cerâmicos comparada com a geração de cinzas pela termelétrica dispostas nas lagoas passaria de 0,2% inferior para 0,97% superior. Já a ecoeficiência relativa da geração de cinzas pesadas para uso na indústria de cimento comparada com a geração de cinzas pela termelétrica dispostas nas lagoas passaria de 1% inferior para valores entre 2,4% e 11,5% superiores. A aplicação do método indicou, assim, que o uso das cinzas pesadas na produção de materiais cerâmicos ou na substituição do clínquer na produção de cimento Portland melhora a ecoeficiência das empresas termelétricas.

 
Referência:
SANTOS, Mario Roberto dos; TEIXEIRA, Cláudia Echevenguá; KNEISS, Cláudia Terezinha; BARBIERI, José Carlos. O uso da avaliação do ciclo de vida e da ecoeficiência para avaliar alternativas de valorização de resíduos: um estudo em empresa termelétrica.  Revista Adminstração UFSM, v.9, ed.especial ENGEMA, p.83-100, 2016. 


Acesso ao artigo no site do Periódico:
https://periodicos.ufsm.br/reaufsm/article/view/21865




 

 
Publicações técnicas