Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >   Publicaes tcnicas   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Requisitos de desempenho aplicados em projetos de arquitetura de edificaes habitacionais com o uso da modelagem de informaes (BIM): resilincia na construo


Mauro Augusto Silva Jnior; Cludio Vicente Mitidiri Filho


Resumo:

A atual evolução dos princípios tecnológicos na construção civil está aliada a um novo conceito, o BIM (Building Information Modeling), que procura incluir informações necessárias (custos, prazos, especificações, dados dos fabricantes, parâmetros de desempenho, entre outros) para todo o ciclo de vida da edificação, desde a concepção até a demolição da edificação (incluindo a reutilização), passando pela execução, operação e manutenção. Outro assunto recente, que agora está normalizado no Brasil, é o desempenho de edificações com parâmetros que estabelecem exigências de habitabilidade, segurança e durabilidade para habitações. Com a recente publicação da norma brasileira ABNT NBR 1557:2013 Edificações habitacionais – Desempenho, um importante e indispensável marco para a modernização tecnológica da construção brasileira e melhor desempenho das habitações no país, surgem regras que consideram as exigências dos usuários e dividem responsabilidades entre fabricantes, projetistas, construtores, incorporadores e usuários. O desenvolvimento de projetos arquitetônicos com melhores especificações influenciou ainda mais a relação de consumo e a qualidade do produto final; para isso os projetistas dispõem de um número significativo de informações técnicas sobre produtos que deverão ser incorporadas às atividades de projeto. Para facilitar essa associação de informações, a tecnologia BIM propõe facilitar a integração e atualização de informações durante o ciclo de desenvolvimento de projetos arquitetônicos. A aplicação da ABNT NBR 15575:2013 Edificações habitacionais – Desempenho é uma boa oportunidade para a melhoria do desempenho das habitações, e o BIM vem ao encontro para agregar valor ao projeto, uma vez que o modelo tem uma grande importância no processo de visualização dos elementos e componentes construtivos em três dimensões, facilitando o desenvolvimento do projeto, e o “I” do Building Information Modeling uma relevância maior ainda no resultado do processo, possibilitando a extração de uma informação maios precisa e confiável, principalmente nas alterações de projeto e mudanças de fase, na visualização dos requisitos impostos pelo processo de desenvolvimento, pelas constantes novas normas e pela garantia e confiabilidade das informações geradas pelo projeto de arquitetura. A doação do modelo BIM para desenvolvimento de projetos de arquitetura constitui uma alternativa de investigação futura nos resultados do processo de projeto, viabilizando das tecnologias disponíveis no mercado, destacando a importância de seus parâmetros e processos a favor dos profissionais do setor, com projetos mais qualificados, competitivos com adequado nível de desempenho para o mercado. Este resumo é parte do estudo desenvolvido em dissertação de mestrado de Mauro Augusto da Silva Júnior, no Programa de Mestrado Profissional em Habitação, do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo), concluída em junho de 2016.


Referência:

SILVA JÚNIOR, Mauro Augusto; MITIDIÉRI FILHO, Cláudio Vicente. Requisitos de desempenho aplicados em projetos de arquitetura de edificações habitacionais com o uso da modelagem de informações (BIM): resiliência na construação. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DA HABITAÇÃO NO ESPAÇO LUSÓFONO, A CIDADE HABITADA, 4., 2017, Porto e Covilhã. Anais... Covilhã: Universidade Beira Interior, 2017. p.A14- A14-16.

 
Publicações técnicas