Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >   Publicaes tcnicas   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Desenvolvimento de mtodo para delimitao de bacias de drenagem suscetveis a corrida de massa e enxurrada em regies serranas


Alessandra Cristina Corsi; Marcelo Fischer Gramani; Agostinho Tadashi Ogura


Resumo:

O método adotado para delimitação de bacias de drenagem com alta suscetibilidade a geração de corrida de massa e enxurrada baseou-se em critérios morfométricos adequados à escala de análise. A análise das bacias de drenagem foi dividida em duas etapas, ambas em ambiente de Sistema de Informações Geográficas. Na primeira etapa, realiza-se uma análise dos padrões de relevo e da carta de suscetibilidade a movimentos gravitacionais de massa. Se as premissas são aceitas (relevo serrano e mar de morros, e alta suscetibilidade) segue-se para a segunda etapa. A segunda etapa consiste na delimitação e análise das bacias de drenagem geradas a partir do modelo digital de terreno com a obtenção da área e amplitude dessas bacias. As bacias com amplitude maior que 300 m são classificadas como de enxurrada e para as com amplitude maior que 500 m efetua-se o cálculo do Índice de Melton. Se o Índice de Melton for maior que 0,3 estas bacias são classificadas como de corrida de massa caso contrário como de enxurrada. O método foi aplicado em 111 municípios distribuídos nos estados do Espirito Santo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Desses, 59 possuem bacias de drenagem suscetíveis à geração de corrida de massa/enxurrada e 21 apenas de enxurrada. A utilização do Sistema de Informação Geográfica mostrou-se uma ferramenta útil, pois permite uma variada gama de análises tornando o procedimento ágil.


Referência:

CORSI, Alessandra Cristina; GRAMANI, Marcelo Fischer ; OGURA, Agostinho Tadashi . Desenvolvimento de método para delimitação de bacias de drenagem suscetíveis a corrida de massa e enxurrada em regiões serranas. RBGEA - Revista Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental, v.5, n.1, p.21-35, 2015.


Acesso ao artigo no site do Periódico:
http://www.abge.org.br/uploads/arquivos/pdf/volume1,n%C2%B022017041119202165630.pdf

 
Publicações técnicas