Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >   Publicaes tcnicas   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Modelo de classificao de processos erosivos lineares ao longo de ferrovias atravs de algoritmo de rvore de deciso e geotecnologias


Natlia da Costa Souza; Cira Pitombo; Andr Luiz Cunha; Ana Paula Camargo Larocca; Gerson Salviano de Almeida Filho


Resumo:

A análise da dinâmica de desenvolvimento de processos erosivos no entorno das ferrovias são requisitos da legislação ambiental vigente para o setor ferroviário. Em abordagens capazes de subsidiar processos de análise, monitoramento e controle de riscos ambientais, algoritmos de Árvore de Decisão (AD), associados à utilização de sistemas de informações geográficas (SIG) têm sido ferramentas amplamente utilizadas. Tais estudos geram procedimentos de predição de cenários, medidas de probabilidade ou classificações dos terrenos quanto ao grau de suscetibilidade ou vulnerabilidade das áreas para ocorrência dos mesmos. No entanto, pressupõe-se que agentes desencadeadores de processos erosivos podem apresentar características específicas que contribuem para a formação de processos erosivos de diferentes tipologias, padrões e gravidade. Estudos classificatórios baseados nos agentes desencadeadores e nas características dos processos ainda são raros na literatura. O objetivo principal desta pesquisa é a combinação do uso de geotecnologias e AD para classificação dos processos erosivos lineares localizados na área de entorno da linha férrea Malha Paulista (SP). A análise procurou compreender como se comportam e agrupam os agentes desencadeadores de erosão em função do tipo de processo erosivo desenvolvido. Os resultados permitiram classificar a amostra de registros mapeados e identificar padrões que distinguem as tipologias de erosões lineares.


Referência:
SOUZA, Natália da Costa; PITOMBO, Cira; CUNHA, André Luiz; LAROCCA, Ana Paula Camargo; ALMEIDA FILHO, Gerson Salviano de. Modelo de classificação de processos erosivos lineares ao longo de ferrovias através de algoritmo de árvore de decisão e geotecnologias. BCG Boletim de Ciências Geodésicas, v.23, n.1, 15p, 2017.


Acesso ao artigo no site do Periódico:
www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-21702017000100072&lng=pt&tlng=pt

 
Publicações técnicas