Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >   Publicaes tcnicas   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Anlise estrutural em prtico de madeira rolia de eucalipto (Corymbia citriodora) do edifcio Escola de Marcenaria


Takashi Yojo; Raphael Jaquier Bossler Pigozzo; Maria Jos de Andrade Casimiro Miranda; Cassiano Oliveira de Souza; Sergio Brazolin


Resumo:

Este trabalho apresenta os resultados de uma avaliação estrutural de telhado do Edifício Escola de Marcenaria, localizado no Parque Anhanguera, em São Paulo, SP. A estrutura, construída com um sistema de pórticos de madeira roliça parafusada, apresentou deformação em forma de flecha acima do valor permitido na norma ABNT NBR 7190:1997 Projeto de Estruturas de Madeira. Foi feita a investigação das causas da deformação dos pórticos, através da verificação do projeto executivo, da situação da estrutura na edificação realizada por meio de inspeção da estrutura no local e da análise estrutural de modelo construído com o auxílio do programa SAP 2000 (versão 14). O cálculo estrutural com informações do projeto executivo resultou em flecha acima do valor máximo normativo o que promoveu o acúmulo de água sobre o telhado. Com esse aumento de carga, ocorreu a ruptura de peças de madeira das vigas dos pórticos. Pode-se concluir, pela análise realizada, que o modelo estrutural inadequado utilizado no projeto executivo, sem a consideração da deformação das ligações, resultou um erro no cálculo da flecha dos pórticos. Em vista da situação, recomendou-se a interdição imediata da edificação e escoramento de todos os pórticos até que medidas corretivas fossem realizadas.


Referência:
YOJO, Takashi; PIGOZZO, Raphael Jaquier Bossler; MIRANDA, Maria José de Andrade Casimiro; SOUZA, Cassiano Oliveira de; BRAZOLIN, Sérgio. Análise estrutural em pórtico de madeira roliça de eucalipto (Corymbia citriodora) do edifício escola de marcenaria. In: CONGRESSO LATINO AMERICANO DE ESTRUCTURAS DE MADER, 2. 2017, Buenos Aires. Anais... 12 p.

 
Publicações técnicas