Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >   Publicaes tcnicas   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Identificao dos principais problemas referentes ao desperdcio de gua em prdios pblicos do setor de educao da administrao municipal no Vale do Ribeira, SP


Luciano Zanella; Wolney Castilho Alves


Resumo:

O primeiro passo para a promoção do uso racional da água em edificações é conhecer com detalhes os sistemas, equipamentos e componentes presentes. Identificar as formas de uso e os problemas existentes permite que sejam traçadas linhas de ação para a estruturação de programas de racionalização dentre as quais o combate a desperdícios, quer seja por uso inadequado, como por vazamentos. De modo a identificar os principais problemas referentes ao desperdício de água em edifícios do poder público municipal voltados à educação, 65 edifícios foram visitados em dez municípios do Vale do Ribeira no sul do estado de São Paulo. Vazamentos foram detectados em 86% dos edifícios visitados sendo, em número de ocorrências, liderados por vazamentos em torneiras, seguidos por vazamentos em bacias sanitárias. Vazamentos desse tipo podem ser facilmente sanados promovendo-se o aumento de agilidade nos processos de manutenção. Ocorrências no sistema de reservação de água e vazamentos não visíveis por fissura ou ruptura de tubulações embutidas são de detecção mais complexa, exigindo a estruturação e o acompanhamento de indicadores de consumo. Para o universo amostral avaliado, utilizando-se o indicador de consumo per capita por período letivo, os resultados obtidos variaram entre 2,2 L.usuário-1.período-1 até 22,9 L.usuário-1.período-1, denotando a necessidade de refinamento na observação da forma de consumo de água, ação que deve ser realizada pelos gestores locais das edificações cuja rotina está suficientemente próxima das atividades desempenhadas em cada edifício para permitir o entendimento de variações no consumo de água.


Referência:
ZANELLA, Luciano; ALVES, Wolney Castilho. Identificação dos principais problemas referentes ao desperdício de água em prédios públicos do setor de educação da administração municipal no Vale do Ribeira, SP. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA AMBIENTAL - ABES, 29., 2017, São Paulo. Anais... 8 p.


 
Publicações técnicas