Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >   Publicaes tcnicas   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Principais aspectos abordados na ABNT NBR 9452:2016, a importncia das condies de acesso s inspees e das atividades de manuteno em pontes e viadutos


Ciro jos Ribeiro Villela Arajo


Resumo:

As Obras de Arte Especiais, mais conhecidas como pontes, viadutos e passarelas são estruturas de extrema importância no desenvolvimento econômico e social do país. Estas obras estão sujeitas a todo tipo de ação do meio ambiente, tais como desgastes naturais e carregamentos acidentais durante sua vida útil. Para preservação das condições estruturais, funcionais e de durabilidade, o novo texto da ABNT NBR 9452 apresenta, com melhor clareza, um conjunto de diretrizes e especificações, para a realização das atividades de inspeção, facilitando a interpretação e análise dos dados levantados e proporcionando um trabalho eficiente e eficaz com informações realísticas para as atividades de manutenções. Este trabalho apresenta os principais aspectos observados na nova versão da norma de inspeção em pontes, viadutos e passarelas, mostra importância dos trabalhos de manutenção na vida útil dessas estruturas e as dificuldades nas condições de acesso aos trabalhos de inspeção. Foi realizada uma pesquisa exploratória dos requisitos da norma atual NBR 9452, simulou-se também uma situação hipotética de aumento da vida útil de uma obra de arte especial com atividades de manutenção e foram mostrados casos de dificuldades de acesso em inspeções realizadas e apresentadas algumas alternativas para facilitar os trabalhos de inspeção e manutenção.


Referência:
ARAÚJO, Ciro José Ribeiro Villela. Principais aspectos abordados na ABNT NBR 9452:2016, a importância das condições de acesso às inspeções e das atividades de manutenção em pontes e viadutos. Revista IPT Tecnologia e Inovação, v.1, n.5, p. 17-40, ago., 2017.


Acesso ao artigo no site do Periódico:
http://revista.ipt.br/index.php/revistaIPT/article/view/42

 
Publicações técnicas