Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >   Publicaes tcnicas   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Uso de telefones inteligentes e acelermetros menos como ferramenta para deteco de irregularidades longitudinais em pavimentos virios


Douglas Bellomo Cavalcante; Fbio da Silva Bortoli; Carlos Frajuca


Resumo:

O pavimento viário das ruas e avenidas das cidades brasileiras contém grande quantidade de irregularidades longitudinais, caracterizadas por ondulações e buracos. Estas irregularidades causam desconforto, insegurança e custos à população, tanto relacionados às manutenções antecipadas de seus veículos quanto ao encarecimento dos serviços de logística. Essa pesquisa científica e tecnológica objetiva desenvolver um sistema para detectar irregularidades longitudinais em pavimentos viários por meio do método da Contribuição Colaborativa e de telefones inteligentes. Tais dispositivos serão conectados a um servidor de Internet e interligados a acelerômetros que utilizem tecnologia MEMS (microelectromechanical systems, ou sistemas microeletromecânicos) de baixo custo. Os dados provenientes dos acelerômetros serão analisados pelo telefone inteligente, georreferenciados usando o GPS embutido no equipamento e enviados a um servidor que, usando o método da Contribuição Colaborativa, definirá a presença ou não da irregularidade longitudinal, determinando a qualidade do pavimento viário.


Referência:
CAVALCANTE, Douglas Bellomo; BORTOLI, Fábio da Silva; FRAJUCA, Carlos. Uso de telefones inteligentes e a acelerômetros menos como ferramenta para detecção de irregularidades longitudinais em pavimentos viários. POSGERE – Pós-Graduação em Revista/IFSP, v.1, n.4, p. 26-38, 2017.


Acesso ao artigo no site do Periódico:

http://seer.spo.ifsp.edu.br/index.php/posgere/article/view/133

 
Publicações técnicas