Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >   Publicaes tcnicas   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Uso de sistemas de informaes geogrficas na identificao de reas prioritrias para recuperao e aproveitamento mineral no litoral norte de So Paulo


Carlos Tadeu de Carvalho Gamba; Marsis Cabral Jnior; Cludio Jos Ferreira


Resumo:

O Litoral Norte paulista constitui um dos principais polos turísticos do Estado. A atividade de mineração, principalmente dos materiais de empréstimo (saibro), apesar de ter deixado um legado negativo ao longo dos últimos 30 anos, sempre serviu de suporte para o desenvolvimento urbano, o que possibilitou o incremento da atividade turística na região. O presente estudo teve como objetivo identificar e quantificar os remanescentes da mineração de saibro, que apresentassem degradação do meio ambiente e risco às comunidades locais, com o intuito de classificar estas áreas quanto ao seu potencial de aproveitamento para exploração de recursos minerais. Para isso lançou-se mão dos Sistemas de Informações Geográficas (SIG) para gerar um modelo digital de elevação, a partir de redes irregulares triangulares (TIN) e se obter o volume das áreas. Posteriormente estas informações foram integradas, também em ambiente SIG, com os dados de degradação e risco para se chegar ao potencial de aproveitamento das áreas para a mineração. Os resultados alcançados mostram que 33% das 226 áreas mapeadas apresentam alto potencial para aproveitamento de bens minerais, sendo capazes de sustentar a demanda de suprimentos de baixo valor unitário utilizados na construção civil. O aproveitamento também pode trazer benefícios ambientais uma vez que é capaz de minimizar os riscos ambientais deixados pelas frentes de lavra abandonadas e restringir a ampliação das áreas mineradas.


Referência:
GAMBA, Carlos Tadeu de Carvalho; CABRAL JUNIOR, Marsis; FERREIRA, Cláudio José. Uso de sistemas de informações geográficas na identificação de áreas prioritárias para recuperação e aproveitamento mineral no litoral norte de São Paulo. Revista Ra'e Ga - O Espaço Geográfico em Análise, v.39, p.128-145, abr., 2017. p. 128-145.


Acesso ao artigo no site do Periódico:
http://revistas.ufpr.br/raega/article/view/42932

 
Publicações técnicas