Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >   Publicaes tcnicas   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Recomposio de pavimento decorrente de abertura de vala reforada com grelha de fibra de carbono


Leandro Reis Andrade; Gisleine Coelho de Campos; Nlson Csar Menetti


Resumo:

Foi avaliado neste estudo o desempenho da grelha de fibra carbono utilizada como reforço da camada de capa asfáltica no processo de recomposição de pavimento decorrente de abertura de vala em vias de tráfego de veículos. Esta aplicação teste foi realizada em parceria com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP) – Unidade Metropolitana Leste (ML) e com apoio da empreiteira CTL Engenharia Ltda.
Para este teste foi definida uma estratégia objetivando, de forma prática, avaliar o desempenho do reforço de pavimento desenvolvido pela S&P Clever Reinforcement Brasil Ltda., sendo escolhidas duas valas recompostas pelas mesmas equipes (de reaterro e de reposição de capa asfáltica) e na mesma faixa de rolamento da via de tráfego, sendo uma vala com aplicação do reforço e a outra sem. Esta metodologia buscou minimizar a interferência do fator humano durante a recomposição do pavimento, mantendo similar a característica executiva de ambas as valas. Desta forma, pode-se afirmar que a carga aplicada sobre as duas recomposições será exatamente a mesma e garantir um comparativo confiável, em um teste realizado em condições reais de uso da via de tráfego de veículos. Durante o fechamento da vala experimental, foi realizado acompanhamento das etapas da recomposição do pavimento, tendo-se verificado o grau de compactação e o teor de umidade das camadas de reaterro e base, além das demais características dos materiais empregados através dos ensaios de laboratório. Decorridos 99 dias da recomposição do pavimento, sendo a via liberada para o tráfego geral de veículo neste período, foi realizada uma reavaliação a fim de analisar as condições atuais do pavimento. Nesta etapa foram observadas as condições de integridade do pavimento de ambas as recomposições e também realizada extração de amostras da capa para ensaios (extração realizada na recomposição sem o reforço, isto para evitar a ruptura da grelha que poderá ser monitorada ao longo do tempo). Os resultados apontaram bom desempenho da grelha de fibra de carbono que evitou a reflexão de trincas na região de aplicação e necessidade ajustarem procedimentos executivos, principalmente em relação à conformação de juntas entre o pavimento recomposto e o existente.


Referência:
ANDRADE, Leandro Reis; CAMPOS, Gisleine Coelho de; MENETTI, Nélson César. Recomposição de pavimento decorrente de abertura de vala reforçada com grelha de fibra de carbono. In: CONGRESSO NACIONAL DE SANEAMENTO E MEIO AMBIENTE, ABES, 2017, São Paulo. Anais... 5 p.




 
Publicações técnicas