Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >   Publicaes tcnicas   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Validao de mapeamento de inundaes urbanas utilizando os modelos HE-HMS e HEC-RAS acopladas a dados de cartas topogrficas e da SRTM


Filipe Antonio Marques Falcetta; Alessandra C. Corsi


Resumo:

Neste trabalho, os modelos hidrológico e hidráulico, HEC-HMS e HEC-RAS, respectivamente, foram utilizados de forma integrada a dados topográficos provenientes dos levantamentos do Instituto Geográfico e Cartográfico do Estado de São Paulo (IGC) na escala 1:10.000 e da SRTM, visando obter mapas de áreas suscetíveis a inundação sem a utilização de dados de campo, que podem ser utilizados como instrumentos de gestão municipais quando da implementação de medidas que visem reduzir as consequências destes eventos. Ao avaliar um evento de inundação de 500 anos de período de recorrência ocorrido em Lençóis Paulista, SP, este trabalho concluiu que é viável realizar este tipo de mapeamento sem dados de campo especialmente quando o modelo HEC-RAS está atrelado a um modelo digital do terreno de boa qualidade, embora algumas informações de campo podem auxiliar no refinamento e na melhora dos resultados obtidos. Também foi possível concluir que o modelo da SRTM apresenta bons resultados, sobretudo quando se trabalha em mapeamentos de macro escala que podem ser utilizados no planejamento da ocupação em bacias hidrográficas maiores.


Referência:
FALCETTA, Filipe Antonio Marques; CORSI, Alessandra C. Validação de mapeamento de inundações urbanas utilizando os modelos HE-HMS e HEC-RAS acopladas a dados de cartas topográficas e da SRTM. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE RECURSOS HÍDRICOS, 22., 2017, Florianópolis. Anais... 8p.

 
Publicações técnicas