Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >   Publicaes tcnicas   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Modelagem da remoo de slidos suspensos por barreiras flutuantes em reservatrios de gua


Eduardo Paniguel Oliveira; Rafael de Oliveira Tiezzi; Rafael de Brito Moura; Caio Pompeu Cavalhieri; Joo Vitor Rodriguez de Souza; Ana Maria Schuffner; Paulo Henrique Bretanha Junker Menezes; Alexandre Tomazeli


Resumo:

Cortinas ou barreiras de redução de turbidez foram idealizadas para conter plumas de sólidos suspensos em corpos d’água. Águas com elevada turbidez inviabilizam o seu uso direto, necessitando de um custoso tratamento de água e gestão do lodo gerado. Com a finalidade de reduzir a turbidez no manancial, o presente estudo realizou um planejamento experimental estatístico baseado no modelo de delineamento composto central rotacional (DCCR) para um conjunto de 2 barreiras flutuantes em sequência. Os fatores analisados foram a gramatura da primeira barreira, a gramatura da segunda barreira e a taxa de aplicação. A eficiência total do sistema foi superior a 92% em 17 dos 18 ensaios realizados.


Referência:
OLIVEIRA, Eduardo Paniguel; TIEZZI, Rafael de Oliveira; MOURA, Rafael de Brito; CAVALHIERI, Caio Pompeu; SOUZA, João Vitor Rodriguez de; SCHUFFNER, Ana Maria; MENEZES, Paulo Henrique Bretanha Junker; TOMAZELI, Alexandre. Modelagem da remoção de sólidos suspensos por barreiras flutuantes em reservatórios de água. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE RECURSOS HÍDRICOS, 22., 2017, Florianópolis. Anais... 8 p.

 
Publicações técnicas