Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >   Publicaes tcnicas   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Critrios para a priorizao de microbacias hidrogrficas: subsdios implantao de esquemas de pagamentos por servios


Aline Ribeiro Machado; Alessandra Gonalves Siqueira; Ana Cndida Melo Cavani Monteiro; Deborah Terrell; Luiz Gustavo Faccini; Mariana Hortelani Carneseca Longo; Ndia Franqueiro Correa; Priscila Ikematsu; Priscilla Moreira Argentin; Tatiana Luiz dos Santos Tavares


Resumo:

O Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) é um instrumento econômico estratégico e promissor para o fomento à proteção e à restauração de ecossistemas e seus serviços, como a garantia da disponibilidade qualiquantitativa da água. A voluntariedade na transação entre as partes é uma das premissas dos acordos, o que pode resultar em investimentos em áreas com baixa relevância na provisão dos serviços ambientais hídricos. Nesse contexto, o trabalho objetivou identifi car áreas prioritárias para os investimentos em PSA-hídrico no município de Joanópolis - SP, na escala da microbacia hidrográfi ca, por meio da seleção de critérios biofísicos e geoambientais. As variáveis foram selecionadas a partir da consulta a trabalhos de referência, das características da área de estudo, da viabilidade de representação espacial dos dados e de reuniões técnicas com equipe multidisciplinar. O método desenvolvido reuniu os critérios em dois grupos: um para representar o potencial hídrico natural de cada microbacia hidrográfi ca, onde investimentos em ações de proteção e conservação ambiental devem ser aplicados; e outro indicando o grau de degradação das mesmas, onde devem ser promovidas ações de recuperação fl orestal. Pressupõe-se que melhores benefícios em termos hídricos podem ser alcançados se os recursos em ações de proteção/conservação ou recuperação/restauração forem aplicados em áreas com alta prioridade de acordo com a metodologia proposta. Os resultados auxiliam no suporte à tomada de decisão na definição das áreas estratégicas para os investimentos em PSA, contribuindo com a gestão dos recursos hídricos, planejamento ambiental e conhecimento científico.


Referência:
MACHADO, Aline Ribeiro; SIQUEIRA, Alessandra Gonçalves; MONTEIRO, Ana Cândida Melo Cavani; TERRELL, Deborah; FACCINI, Luiz Gustavo; LONGO, Mariana Hortelani Carneseca; CORREA, Nádia Franqueiro; IKEMATSU, Priscila; ARGENTIN, Priscilla Moreira; TAVARES, Tatiana Luiz dos Santos. Critérios para a priorização de microbacias hidrográficas: subsídios à implantação de esquemas de pagamentos por serviços. Revista IPT: Tecnologia e Inovação, v.2, n.1, p.59-84, abr., 2018.


Acesso ao artigo no site do Periódico:
http://revista.ipt.br/index.php/revistaIPT/article/view/56/62

 
Publicações técnicas