Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >  Revista IPT

Revista IPT


Confira o n. 3 da Revista IPT | Tecnologia e inovação


 

É uma satisfação escrever o editorial da terceira edição de nossa revista. A prova de que a revista veio para ficar. Acompanho, aqui na sala em que trabalham os diretores do IPT, no Edifício Adriano Marchini, o esforço que a Dra. Zehbour faz para soltar a revista nos prazos.

Este é um dos motivos de orgulho pelas conquistas que os ipeteanos fizeram em 2016, ano que será de triste memória para a economia brasileira. Nossa receita caiu quase 20%, tivemos que entrar em redução de jornada com redução de salário, mas em
compensação inauguramos a maior máquina de tração do Brasil, o Sistema de Ensaios para Elementos de Ancoragem, fomos agraciados pelo CNPq com um INCT – Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – focado em terras raras, firmamos um projeto de
Manufatura Aditiva de prótese ortopédica de liga de nióbio com a AACD e a CBMM, estamos conduzindo um projeto voltado a buscar soluções para a disposição e aproveitamento dos Resíduos Sólidos Urbanos, o Laboratório de Estruturas Leves está conduzindo com sucesso um projeto de avaliação de danos em estruturas de fibra de carbono, participamos da produção do primeiro ímã de terras raras feito com neodímio brasileiro, começamos a apoiar a Raízen no aperfeiçoamento do sistema de produção de etanol de segunda geração, organizamos evento para discutir a globalização da construção civil, discutimos os desafios tecnológicos do transporte público na Câmara Técnica, dentre outros.

Seguimos avançando no aumento do porcentual de faturamento com inovação, apesar da queda do valor total, e já publicamos 200 artigos neste ano. É pouco, para quem tem quase 400 pesquisadores. Temos que publicar mais, ninguém tem dúvida disso, mas este ano não foi fácil. Publicar exige uma certa paz de espírito, e isso faltou, neste ano. Aproveitem o que apresentamos nesta edição da revista, pois em abril tem mais. 

Confira os artigos desta edição:

  • Emissão de óxidos de nitrogênio (NOX) na combustão industrial
  • Ruptura de cabo condutor de alumínio devido ao atrito de linha de pipa com cerol
  • Efeito do tempo de envelhecimento na resistência à corrosão de aço inoxidável duplex UNS S32205
  • Definição e preparação de corpos de prova de concreto armado destinados a ensaios acelerados de corrosão de armaduras
  • An analysis of superplastic forming to manufacture aluminum and titanium alloy components
  • Estratégias para inovação em ensaios, medições e calibrações no IPT
  • Mas afinal, o que é inovação para o IPT?

Veja ao lado os números anteriores da Revista IPT.