Solues IPT

Pgina inicial do IPT   >   Centros Tecnológicos   >   Solução IPT

Avaliao dos materiais constituintes da estrutura do pavimento com nfase em misturas asflticas


O bom desempenho e a durabilidade de um pavimento asfáltico, seja ele urbano, rodoviário ou aeroviário, iniciam-se a partir de um projeto de pavimento correspondente ao tráfego previsto, misturas asfálticas de qualidade e utilização de técnicas construtivas adequadas. Dentro deste contexto, o IPT possui equipe técnica e laboratórios capacitados para avaliar a qualidade de misturas asfálticas e de seus materiais constituintes do ponto de vista de durabilidade, conforto, segurança e acústica. A infraestrutura do laboratório permite ensaiar os principais componentes de uma mistura asfáltica, tais como ligantes asfálticos, modificados ou não, e agregados.
Avaliação das condições das pistas de aeroporto
 

Deste modo, o IPT realiza todos os ensaios exigidos pela especificação da Agência Nacional de Petróleo (ANP) para ligantes asfálticos, bem como ensaios sobre agregados para verificação do atendimento às especificações de acordo com o tipo de mistura asfáltica avaliada. O IPT ainda desenvolve atividades de campo para extração de corpos-de-prova e coleta de misturas asfálticas na usina ou no local de aplicação.

Além disto, o IPT realiza estudos para desenvolver e propor a utilização de misturas asfálticas confeccionadas a partir de materiais convencionais e de novos materiais, permitindo a obtenção de fórmulas com características especiais para determinado uso, como misturas que proporcionam maior aderência do pneu ao pavimento, drenantes ou destinadas à mitigação do ruído gerado pelo tráfego, entre outras aplicações.

 
 
  • Notcias
  • veja todas
 
  • Colunas
  • veja todas
 
  • Publicações
  • veja todas