Solues IPT

Pgina inicial do IPT   >   Centros Tecnológicos   >   Solução IPT

Cristalizao industrial, precipitao e caracterizao de produtos cristalinos


A cristalização industrial a partir de soluções, de fundidos ou por precipitação é muito empregada como método de separação e purificação, bem como para a síntese de produtos particulados (pós) nas indústrias química, farmacêutica, de alimentos, de hidrometalurgia e outras.

O IPT atua junto às indústrias nesse tema há mais de 20 anos desenvolvendo processos de cristalização, realizando o projeto conceitual de equipamentos e sistemas de cristalização, auxiliando-as na implementação de novos processos e na melhoria de processos existentes. Neste último caso, a melhoria pode estar relacionada à eliminação de gargalos do processo (melhorar taxas de filtração, por exemplo) ou à melhoria da qualidade do produto (como pureza e tamanho de partículas).

O IPT possui competência para oferecer soluções tecnológicas nessa área, pois conta com equipes técnicas que aliam formação acadêmica de alto nível com experiência no trato de questões industriais, tanto na área de tecnologia de partículas como em áreas correlatas, tais como fluidodinâmica computacional, cristalização e precipitação industriais, desenvolvimento de processos, mineralogia e geotecnia.

Além disso, o Instituto dispõe de uma completa infraestrutura laboratorial para caracterização dos sistemas particulados, capacitada a analisar a distribuição granulométrica, morfologia das partículas, estrutura cristalina e polimorfismo, carga superficial, ângulo de contato, área superficial específica, fluidez e compressibilidade, entre outros.

 
Contatos
  • Laboratrio de Processos Qumicos e Tecnologia de Partculas LPP
  • lpp@ipt.br
    Tel.: (11) 3767-4889
 
  • Notcias
  • veja todas
 
  • Colunas
  • veja todas