Solues IPT

Pgina inicial do IPT   >   Centros Tecnológicos   >   Solução IPT

Avaliao do desempenho de paletes, contentores e unidades de carga


Assim como as embalagens são importantes para a preservação do seu conteúdo, as formas de unitização e acondicionamento de cargas são importantes para a manutenção da integridade das embalagens. A segurança das operações de estiva, cada vez mais mecanizadas, exige um controle melhor dos elementos de movimentação e de unitização de seus materiais e também de seus sistemas de fixação, como grampos e costuras, que precisam ter seu desempenho global avaliado. Desta forma, garante-se maior segurança para os operadores, redução de tempo e custos nas operações de carregamento e descarregamento e também diminuição de perdas por danos materiais.

Certos produtos ou resíduos são distribuídos de forma semigranel, como grãos e pós; em outros casos, o sistema de unitização é a própria embalagem, no caso de produtos de grandes volumes.
O IPT é capacitado para avaliar o desempenho de paletes, estruturas de armazenamento, contentores rígidos, contentores flexíveis e lingas (slings).A capacitação do IPT para avaliar elementos de unitização, equipamentos e estruturas associadas é decorrente da experiência da equipe e da disponibilidade de equipamentos de grande porte, como atuadores de compressão e tração.
Ensaios em Equipamentos Logísticos
 


Esses componentes e embalagens de grande porte e unidades de carga com o produto real ou simulativos são avaliados segundo normas internacionais ou procedimentos desenvolvidos pelo próprio Instituto, que envolvem aspectos de desempenho mecânico estático ou dinâmico (esforços de flexão em diferentes condições de apoio, cisalhamento, impacto contra garfo de empilhadeira, compressão, impermeabilidade, queda, içamento e fadiga), inclusive com pré-condicionamento climático.

 
Contatos
  • LEA Laboratrio de Embalagem e Acondicionamento
  • embalab@ipt.br
    Tel.: 11 3767-4159
 
  • Notcias
  • veja todas
 
  • Colunas
  • veja todas
 
  • Publicações
  • veja todas