Solues IPT

Pgina inicial do IPT   >   Centros Tecnológicos   >   Solução IPT

Areia Normal Brasileira



A areia normal brasileira é um material de referência utilizado por todos os laboratórios nacionais que realizam ensaios físico-mecânicos de cimento Portland, seja no controle de processo de produção dos fabricantes de cimentos Portland, seja pelos laboratórios de materiais de construção civil, em geral. A exigência do uso da areia normal brasileira como material de referência está estabelecida na norma ABNT NBR 7215:1996 - Versão Corrigida:1997 Cimento Portland - Determinação da resistência à compressão, sendo empregada na moldagem de corpos-de-prova visando classificar o cimento de acordo com sua resistência mecânica à compressão, isto é, classe 25, 32 ou 40 MPa.

A produção da areia normal brasileira demanda controles específicos de materiais e de processos, envolvendo ensaios que demandam capacitação técnica e laboratorial e envolvem áreas multidisciplinares relacionadas à prospecção geológica, mineralogia e tecnologia de produção de materiais de construção civil. A produção e fornecimento deste material são atribuições do IPT, conforme estabelecido na ABNT NBR 7214:2015 - Areia normal para ensaio de cimento.

Devido às características padronizadas da areia normal brasileira, seu uso também foi introduzido na caracterização das cales brasileiras, conforme estabelecido nas normas técnicas ABNT NBR 9290: 1996 - Cal hidratada para argamassas: Determinação da retenção de água; ABNT NBR 9207: 2000 - Cal hidratada para argamassas: Determinação da capacidade de incorporação de areia no plastômero de Voss; ABNT NBR 9205: 2001 - Cal hidratada para argamassas: Determinação da estabilidade.

Este material é fornecido em embalagens de 25 kg, separadas nas seguintes frações granulométricas: grossa (#16), média grossa (#30), média fina (#50) e fina (#100).

Para aquisição, entrar em contato com o Laboratório de Materiais de Construção Civil, tel. (11) 3767-4162 / 4562, ou e-mail: areianb@ipt.br.





 
Contatos
  • Laboratrio de Materiais de Construo Civil
  • areianb@ipt.br
    Tel.: (11) 3767-4162 / 4562
 
Assuntos Relacionados
 
  • Notcias
  • veja todas
 
  • Soluções tecnológicas
 
  • Publicações
  • veja todas