Solues IPT

Pgina inicial do IPT   >   Centros Tecnológicos   >   Solução IPT

Identificao da causa de odores em embalagens de alimentos e materiais diversos


Papéis, tecidos, materiais na forma de pó e líquidos apresentam maior facilidade de absorver e reter odores, alguns de difícil caracterização, porém perceptíveis ao olfato humano.

Os laboratórios do IPT estão preparados para identificar substâncias capazes de causar odores estranhos em diversos tipos de materiais, fazendo um trabalho comparativo entre um material de mesma natureza, sem odor, e outro que apresenta o problema de odor não-característico.

Este trabalho pode ser feito em papéis de diversas aplicações, produtos alimentícios, embalagens de alimentos, medicamentos, cosméticos, óleos essenciais, perfumes, tecidos e outros.

Pode-se verificar ainda a migração de odor em materiais de natureza distinta, transportados na mesma carga, como produtos de limpeza junto com produtos alimentícios.

O Instituto está equipado com amostradores para vapores tipo head-space, cromatógrafos e espectrômetros de massas, além de bibliotecas com as mais diversas substâncias para auxiliar na caracterização dos odores, que na maioria das vezes não são decorrentes da presença de uma única substância, mas de vários compostos de natureza distinta.

 
Contatos
 
Assuntos Relacionados
 
  • Notcias
  • veja todas
 
  • Colunas
  • veja todas