Solues IPT

Pgina inicial do IPT   >   Centros Tecnológicos   >   Solução IPT

Eficincia energtica e operacional para a indstria e concessionrias de gua e gs


A busca da eficiência operacional é a meta corrente das concessionárias de água e gás, para as quais a adoção de tecnologias apropriadas em suas ferramentas de gestão é de fundamental importância. A gestão das concessionárias sobre o seu parque de macro e micromedidores, além de buscar o controle das perdas no sistema de distribuição, deve atender às demandas regulatórias (ARSESP, ANA, ANP e INMETRO) e às demandas especiais dos seus clientes.

A quantificação do balanço de perdas envolve a totalização da macromedição e da micromedição, cujos resultados devem ser rastreáveis para garantir confiabilidade nos índices de perdas das companhias. O IPT executa serviços de calibração em campo dos macromedidores nos pontos de produção e nos pontos de entrega para clientes especiais, além de avaliar sistemas de medição de água e executar balanços hídricos ou de perdas em ETAs e unidades de processo. Nesse sentido, o IPT desenvolveu um sistema inovador de pitometria digital para calibrar e monitorar medidores instalados em campo, em tubulações de até 3 m de diâmetro.

A eficiência operacional em um sistema de abastecimento de água é altamente relacionada à sua eficiência hidroenergética. O IPT diagnostica o rendimento das motobombas nas instalações das Estações Elevatórias de Água e Esgoto e implementa ações locais para melhorias em sua eficiência energética e hidráulica.

A partir de conhecimentos especializados sobre engenharia estatística e metrologia, associados a uma ampla infraestrutura instrumental disponível e aplicados à micromedição, o IPT realiza estudos de base científica e provê as concessionárias de água e gás das seguintes informações e conhecimentos, fundamentados sempre em investigações experimentais, pesquisas de campo, medições locais ou remotas de perfis de consumo:

  • parâmetros de desempenho dos medidores (índice de desempenho metrológico e índice de perdas) por segmentação de mercado e em função de características do medidor (tipo, modelo, fornecedor, lote, local de vida útil do parque de medidores);
  • procedimentos para determinação dos efeitos dos erros da micromedição sobre o faturamento da empresa (billing);
  • resultados de caracterização da carga do sistema distribuidor de gás;
  • ajustes nos procedimentos e normas técnicas para dimensionamento de medidores, ramais ou redes às novas realidades de consumo de água e gás;
  • apoio na definição de novos procedimentos e parâmetros sob a nova conjuntura regulatória dos setores de água e gás.

O controle das perdas constitui também importante ferramenta de gestão em outros setores industriais. O IPT presta diversos tipos de serviços a estes segmentos, desde a medição de vazão em processos industriais até ensaios de ventiladores, bombas, compressores e torres de resfriamento.

O Instituto também realiza projetos e serviços de comissionamento e avaliação metrológica de sistemas de medição de água, efluentes industriais e de estações de tratamento de esgotos. Por exemplo, muitas indústrias e unidades comerciais podem se beneficiar do estudo que caracteriza o real balanço dos usos da água e dos lançamentos de efluentes na rede pública para a redução racional do consumo da água e da tarifa de esgoto.

 
Contatos
  • Centro de Metrologia Mecnica, Eltrica e de Fluidos
  • ctmetro@ipt.br
    Tel.: (11) 3767-4756 / 4738
 
  • Notcias
  • veja todas
 
  • Colunas
  • veja todas
 
  • Publicações
  • veja todas