Solues IPT

Pgina inicial do IPT   >   Centros Tecnológicos   >   Solução IPT

Hidrodinmica de sistemas offshore


Modelo em escala de plataforma no tanque de provas
 

Com base em estudos experimentais, o IPT avalia o projeto hidrodinâmico de estruturas e sistemas offshore utilizando modelos e ensaios em tanque de provas com geração de ondas regulares e modelagem estatística de estado de mar.

Os testes submetem as estruturas ao efeito de ondas regulares e irregulares, para conferir parâmetros de projeto e obter a resposta dinâmica dessas estruturas nas diferentes condições de mar que serão encontradas ao longo de sua vida útil.

Os testes com modelos em escala produzem informações sobre a resposta dinâmica das estruturas. Estes dados seriam difíceis ou impossíveis de se obter por meio de análise teórica, especialmente em condições extremas de mar (steep ou breaking waves), interação entre ondas e correnteza, e outros fenômenos não-lineares.

Utilizando os princípios físicos desenvolvidos para testes em ondas com navios, o IPT realiza ensaios em escala de estruturas offshore fixas ou flutuantes, com modelagem de sistemas de ancoragem e instrumentação de movimentos, forças, acelerações e deformações.

Para simular o comportamento de estruturas flutuantes, ancoradas em águas profundas, foram desenvolvidas técnicas de modelagem física (truncagem) de cabos e amarras de grande extensão.

 
Contatos
 
Assuntos Relacionados
 
  • Notcias
  • veja todas
 
  • Soluções tecnológicas
 
  • Colunas