Solues IPT

Pgina inicial do IPT   >   Centros Tecnológicos   >   Solução IPT

Reao ao fogo dos materiais


Laboratrio de Segurana ao Fogo e a Exploses - LSFEx


Ensaio de reação ao fogo
 

O problema da segurança contra incêndio nas edificações requer uma abordagem sistêmica que leve em conta diversas questões. Contudo, há um aspecto prioritário e básico que desde 2001 passou a integrar a regulamentação compulsória de segurança contra incêndio do estado de São Paulo: trata-se do controle das características de reação ao fogo dos materiais que constituem as edificações.

As características de reação ao fogo dos materiais empregados no interior das edificações, ou seja, sua capacidade de sofrer e sustentar a ignição, propagar chamas, desenvolver calor e produzir fumaça, é fator extremamente importante e condicionante da rapidez com que a inflamação generalizada pode ocorrer no ambiente de origem do incêndio. A velocidade com que um foco de incêndio evolui pode reduzir drasticamente o tempo para o abandono seguro e restringir as chances de extinção do incêndio.

Os revestimento internos e externos das edificações de qualquer ocupação, incluindo coberturas, forros, pisos elevados, bem como os materiais usados no isolamento termo-acústico de dutos e áreas técnicas, estão submetidos às condições definidas na Instrução Técnica nº 10/2011 – Controle de Materiais de Acabamento e de Revestimento, Corpo de Bombeiros.

Os propósitos destas regras, que compõem um dos aspectos mais importantes da segurança contra incêndio, são combater as condições favoráveis ao crescimento do incêndio no interior ou no exterior das edificações e minimizar os caminhos para a propagação do incêndio.

O LSFEx possui capacitação técnica para a realização de ensaios de reação ao fogo de materiais, identificando aqueles que podem representar risco e classificando-os de acordo com a IT-10. O Laboratório também realiza a caracterização da reação ao fogo de materiais empregados em veículos de transporte de qualquer natureza e em plataformas offshore.

 
Contatos
  • Laboratrio de Segurana ao Fogo e a Exploses - LSFEx
  • lsf@ipt.br
    Tel.: (11) 3767-4681
 
  • Notcias
  • veja todas
 
  • Soluções tecnológicas
 
  • Colunas
  • veja todas
 
  • Publicações
  • veja todas