Solues IPT

Pgina inicial do IPT   >   Centros Tecnológicos   >   Solução IPT

Quantificao de metais em pilhas e baterias conforme Resoluo CONAMA 401


Desde 2008 os fabricantes e importadores de pilhas e baterias devem atender a resolução 401 do CONAMA que estabelece os limites máximos de chumbo, cádmio e mercúrio para itens comercializados em território nacional.

Espectrômetro de emissão atômica por plasma (ICP)
 

Essa normativa visa minimizar os impactos negativos causados ao meio ambiente, bem como controlar o uso de substâncias tóxicas potencialmente perigosas.

A importância da resolução vai além da destinação final das pilhas e baterias e seu impacto ambiental. Está relacionada ao próprio uso dos produtos pelo consumidor final, uma vez que os metais monitorados são conhecidamente prejudiciais à saúde.

O Laboratório de Análises Químicas (LAQ) realiza a quantificação desses metais desde a publicação da resolução, sendo acreditado pelo INMETRO para a execução desse ensaio.

Devido à natureza das pilhas e baterias, tanto a preparação quanto a execução do ensaio são complexas. Como os limites de detecção são baixos, o Laboratório desenvolveu uma tratativa específica para sua realização, garantindo a precisão dos resultados.

 
Contatos
 
  • Notcias
  • veja todas
 
  • Soluções tecnológicas
 
  • Colunas
  • veja todas