Solues IPT

Pgina inicial do IPT   >   Centros Tecnológicos   >   Solução IPT

Determinao de compostos orgnicos volteis (COV) em materiais de construo civil


Nos últimos anos, tem crescido o interesse pelas Green Buildings, ou seja, construções cuja concepção busca a eficiência e a responsabilidade no uso de recursos naturais, visando à redução de impactos sócio-ambientais e à sustentabilidade na construção civil.

Para ser considerada uma Green Building, a construção precisa utilizar produtos que tenham o Green Seal (Selo Verde), que atesta, por meio de uma marca colocada voluntariamente pelo fabricante, sua adequação ao uso e seu menor impacto ambiental em relação a outros similares. Este selo demonstra para o consumidor que o produto está de acordo com critérios de excelência de qualidade e sustentabilidade.

O teor de compostos orgânicos voláteis (COVs) é um dos itens exigidos das empresas que buscam a certificação do Green Seal em materiais e produtos de construção civil.

O IPT realiza ensaios que determinam o teor de COVs em adesivos, tintas, selantes e vedantes, exceto os teores de água e de alguns compostos não considerados no cálculo de COVs.

São utilizadas as normas oficiais ASTM e SCAQMD, conforme a solicitação do cliente. Salienta-se que estas normas não são aplicáveis a todo tipo de tinta, selante, vedante e adesivo, pois cada material tem particularidades que podem inviabilizar os ensaios.

É importante destacar que o IPT não emite o Selo Verde, e sim realiza o ensaio de COVs.