Solues IPT

Pgina inicial do IPT   >   Centros Tecnológicos   >   Solução IPT

Verificao da conformidade e adulterao de combustveis


Provetas do ensaio de teor de álcool em gasolina automotiva.
 

A qualidade dos combustíveis no Brasil é definida por um conjunto de características químicas e físico-químicas especificadas nas Resoluções da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis - ANP. Estas especificações estabelecem limites para cada característica, de modo a assegurar a qualidade de todo combustível comercializado no país.

Um combustível que não atenda aos requisitos mínimos especificados acarreta danos ao motor e a outros componentes do veículo, rendimento insatisfatório, perda de potência, aumento do consumo e prejuízos ao meio ambiente pela emissão de gases e material particulado.

A adulteração da gasolina com solventes pode ser verificada por cromatografia gasosa, utilizando um detector de ionização de chama que dá suporte a uma metodologia de separação e identifica mais de trezentos e cinquênta compostos orgânicos presentes na gasolina.

O IPT, por meio do Laboratório de Combustíveis e Lubrificantes – LCL, verifica a conformidade dos combustíveis automotivos de acordo com especificações nacionais da ANP como as seguintes:

GASOLINA AUTOMOTIVA - RESOLUÇÃO ANP nº 40/2013.
ETANOL COMBUSTÍVEL - RESOLUÇÃO ANP nº 19/2015.
ÓLEO DIESEL - RESOLUÇÃO ANP nº 50/2013 e 65/2014.
BIODIESEL – RESOLUÇÃO ANP nº 45/2014.